Municípios sergipanos poderão ficar sem repasse federal
Dos 75 municípios, 40 não possuem instituições bancárias federais Economia 22/08/2011 17h12 |Por Sílvio Oliveira
Os municípios que não possuem agência bancária federal poderão ficar sem receber repasse do Governo Federal. O alerta foi feito pelo presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, ao analisar o Decreto 7.507/2011 publicado pela Presidência da Republica no dia 28 de junho de 2011. O fato é que o Decreto obriga que toda a movimentação financeira com repasse federal seja feita através da intermediação dos bancos federais.
Em Sergipe, dos 75 municípios, 40 não possuem instituições bancárias federais, ou seja, com a nova regra, poderá haver prejuízo, principalmente, nas áreas da Saúde e Educação. Na área educacional interfere diretamente no Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate), Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), entre outros.
De acordo com o estudo feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), o Banco do Brasil atende a maioria dos municípios sergipanos (43%), seguido pelo Banco do Nordeste (19%) e Caixa Econômica Federal (15%).
Segundo o presidente da CNM, o governo precisa esclarecer como será possível aplicar o que preconiza o decreto, quando não há instituição financeira. Ele lembra que a permanência de recursos em outros municípios mais próximos tornará o sistema mais difícil. “Para as prefeituras que não possuem agência de instituição financeira oficia federal, a execução dos recursos financeiros oriundos da União torna-se mais difícil, pois terão que movimentar as contas nos municípios mais próximos, que possuam agências dos referidos bancos”, avalia.
Diante disso, a CNM pleiteará junto ao governo federal providencias até 29 de agosto para a implantação de agências bancárias oficiais federais na totalidade dos municípios brasileiros, bem como a isenção das taxas bancárias sobre as movimentações financeiras desses entes.
A legislação que trata dos bancos federais são as Leis 6.404/76 e a 4.595/64 e a enciclopédia do Ministério do Planejamento informa que hoje em dia os bancos federais comerciais são: BNDES, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia e Banco do Nordeste do Brasil, sendo que o BNDES não tem atuação direta ao público.
O Brasil possui 5.563 municípios, 2.642 deles possuem agencias bancárias federais e 2.921 não possui. O Banco do Brasil cobre a maior parte deles (2.886 municípios), seguido da Caixa Econômica Federal (1.108 municípios), Banco do Nordeste (172 municípios) e Banco da Amazônia (99 municípios).
Com informações da CNM


Instituição abriu protocolo para receber pedidos

Governo do Brasil conclui negociações para abertura de mercado para produtos nos Estados Unidos, Irã, Santa Lúcia e Uruguai

Fundat divuga diverssas vagas de emprego em Aracaju

No dia anterior, o dólar fechou em queda de 0,36%, cotado a R$ 5,443. Ibovespa, principal índice da B3, recuou 0,28%, aos 142,2 mil pontos

Números sorteados foram: 14 - 24 - 29 - 32 - 46 - 48