Safra recorde: Sergipe colhe mais de 1 milhão de toneladas de milho | F5 News - Sergipe Atualizado

Agro
Safra recorde: Sergipe colhe mais de 1 milhão de toneladas de milho
Houve também um crescimento na área colhida, de 190,7 mil hectares, mantendo Sergipe como quarto produtor do Nordeste e o primeiro em rendimento médio na âmbito regional
Economia | Por Agência Sergipe 03/11/2025 07h59 |


O estado de Sergipe tem se destacado no Nordeste como um pólo emergente na produção de milho, com políticas públicas e iniciativas privadas voltadas para o fortalecimento do agronegócio e o incremento da produtividade. O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicou em outubro dados que apontam para este ano a previsão de produção de 1.053.722 toneladas de milho em grãos, o que representa um crescimento de 4,9%, em relação a 2024.

O relatório também aponta para um crescimento na área colhida, de 190,7 mil hectares, 2,1% maior do que no ano passado. O resultado mantém Sergipe como quarto produtor do Nordeste. Outra boa notícia é a de que o rendimento médio (quilos por hectares) da produção sergipana continua sendo o maior do Nordeste com 5.523 kg/ha.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca, Zeca da Silva, existe uma integração do milho com outras cadeias produtivas, como a pecuária leiteira e a avicultura, tem potencializado seu impacto econômico. “Essa sinergia não apenas reforça o valor estratégico do grão como commodity agrícola, mas também o posiciona como eixo central de sistemas integrados de produção, impulsionando a eficiência e a sustentabilidade do agronegócio Sergipano. O milho, por exemplo, é o principal insumo para a alimentação animal”, destaca Zeca.

Zeca da Silva explica ainda que a lavoura de grãos em Sergipe vive um momento muito bom. “Primeiro precisamos agradecer a Deus esse ano por conta das chuvas, que vieram em abundância, promovendo uma regularidade hídrica muito boa em todo o estado, principalmente no sertão, onde precisa mais. Aliado a isso, vemos que, a cada dia que passa, os produtores se profissionalizam mais, utilizando novas tecnologias e sabendo qual material é mais propício para uma melhor produção”, ressaltou.

Em termos de valor real de produção, o milho se mantém como a maior lavoura de Sergipe, correspondendo a 37% do valor total de tudo que é produzido no setor agrícola. Em termos de distribuição geográfica, o milho está presente em boa parte do território sergipano, com concentração mais acentuada na região semiárida. Há mais de uma década, os municípios de Carira, Simão Dias, Frei Paulo e Poço Verde estão entre os principais produtores e juntos concentram aproximadamente 50% da produção do grão, sendo que 70 dos 75 municípios sergipanos plantam milho.

Investimento público

As políticas públicas também são fundamentais para o aumento na produção e produtividade, a exemplo da entrega de sementes certificadas para fortalecer a produção de grãos, recuperação das estradas, águas e infraestrutura hídrica nos perímetros irrigados, assistência técnica, orientação fitossanitária, incentivos fiscais para a produção e comercialização, além da disponibilidade de custeio pelos agentes financeiro, inclusive por meio do Banese.

São incentivos que têm chegado do pequeno ao grande agricultor. Somente este ano, o Governo de Sergipe distribuiu 206 toneladas de sementes selecionadas e certificadas de milho, para 20.600 famílias de agricultores de 60 municípios. Além disso, também manteve o benefício que define em 2% a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de milho em grãos.

De acordo com o chefe do escritório da Emdagro, em Carira, técnico agrícola José Ananias Rezende Lima, o Governo do Estado, por meio da empresa, presta toda assistência técnica aos produtores de milho da região. “Mais de 90% produz milho em grãos e temos 1.800 agricultores inscritos no Pronaf. Atuamos na emissão do CAF que é um documento primordial para que o produtor tenha acesso ao crédito e fazemos acompanhamento técnico em algumas áreas, com orientações para o plantio, quando da colheita, para observar a umidade do grão e saber o momento certo para a colheita. Sem falar também nos agricultores beneficiados com sementes do governo, além de toda assistência para a inscrição no programa Garantia-Safra”, pontuou ao calcular que em todo o município de Carira serão colhidos aproximadamente 35 mil hectares de área plantada com milho, nesta safra.

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Economia
Heitor Xavier
03/11/2025 15h33 São Cristóvão oferece descontos e parcelamentos para quem quitar dívidas
Supermercado Compras Inflação Economia FOTO Tânia Rêgo Agência Brasil
03/11/2025 11h39 Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,55% no Brasil
Léo Mecenas
03/11/2025 10h29 Confira as vagas de emprego abertas em Sergipe e como se candidatar
ANEEL
03/11/2025 09h37 Bandeira vermelha patamar 1 é mantida em novembro
Rovena Rosa / Agência Brasil
03/11/2025 07h39 Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas oferece acordos até 30 de novembro
F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado