Sergas participa de Encontro das distribuidoras de gás do Nordeste | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergas participa de Encontro das distribuidoras de gás do Nordeste
Economia 11/11/2019 07h30 |


Distribuidoras de gás canalizado do Nordeste, entre elas a Sergas, se reuniram na última sexta-feira (08), na sede da Copergás, em Recife, para discutir o futuro do setor. Entre os temas abordados estavam a proposta do “Novo Mercado do Gás”, o Projeto de Lei 6.407/2013 - chamada Lei do Gás -, bem como o estímulo ao uso do combustível em veículos pesados (caminhões e ônibus),  além de estratégias para a atração de investimentos para a região nordestina.

Para o diretor presidente da Sergas, Valmor Barbosa, é importante que  as concessionárias de gás negociem contratos com o supridor em melhores condições, dialoguem com todos, com o objetivo de encontrar caminhos e novos mercados nas suas regiões. Sergipe, por exemplo, está tentando ampliar o atendimento do gás natural, através do modal rodoviário para os municípios de Itabaiana e Propriá através da Sergas. 

“A chamada pública coordenada é um dos meios com o qual as distribuidoras têm buscado reduzir os seus custos de aquisição do gás natural e, consequentemente, as tarifas finais praticadas ao consumidor, incentivando a entrada de novos supridores no mercado”, observou.

Na reunião, Valmor Barbosa lembrou que “a criação da figura do Consumidor Livre possibilita a flexibilização e a atração da cadeia produtiva do gás, abrindo o mercado sergipano para novas empresas, tendo como consequência, a geração de emprego e renda, por meio do aquecimento da economia”, completou.

 ANP

O superintendente de Infraestrutura e Movimentação da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Hélio da Cunha Bisaggio, esteve presente no encontro e palestrou sobre o “Panorama Geral da Indústria do Gás Natural e Perspectivas na Matriz Energética Brasileira”.

De acordo com Bisaggio, o objetivo do “Novo Mercado do Gás Natural”, defendido pelo Governo Federal, é tornar o setor mais competitivo. Entre as medidas nesta direção está o aumento no números de importadores. Ele é otimista quanto ao futuro. “Há muito o que crescer no mercado de gás natural na matriz energética brasileira”, frisa. 

Consórcio Nordeste

O presidente da Concessionária de Gás no Ceará  (Cegás), Hugo Figueirêdo, aproveitou a oportunidade e detalhou as propostas que as distribuidoras regionais apresentaram ao Consórcio Nordeste durante a reunião periódica do Fórum dos Governadores do Nordeste, realizada também em Recife. Nas próximas semanas, os governadores nordestinos vão à Europa, em uma missão governamental para atrair investimentos. 

 No consórcio, ficou acordado que o setor do gás será um dos que serão apresentados às empresas europeias, principalmente na busca por ampliação da rede de gás na região, além da interiorização da distribuição do combustível por meio de redes locais e a produção de veículos pesados que utilizem o insumo.

 

Fonte: Ascom Sergas

Mais Notícias de Economia
Sebrae
11/07/2025  14h44 Setor de serviços em Sergipe tem segundo maior crescimento do Brasil
Na pesquisa divulgado foi considerado o intervalo entre maio de 2024 e de 2025
Joédson Alves / Agência Brasil
11/07/2025  07h18 Lula diz que Brics seguirá discutindo alternativas ao dólar
Presidente repudiou interferência de Trump em soberania brasileira
 Wenderson Araujo/Trilux
10/07/2025  15h58 Produção brasileira de grãos deve ser 14,2% maior
Soja deve ter produção de 169,5 milhões de toneladas, avanço de 14,7%
Freepik
10/07/2025  15h00 Carne, suco de laranja, açúcar: o que mais preocupa o agro no tarifaço americano
EUA são o segundo maior destino das exportações brasileiras do agro, de acordo com dados do Ministério da Agricultura
Jaelson Lucas / AEN
10/07/2025  10h51 Com alta de 13,9%, estimativa de junho aponta safra recorde de grãos
Em junho, a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas projetada para 2025 deve totalizar 333,3 milhões de toneladas

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado