Setor de serviços em Sergipe tem segundo maior crescimento do Brasil
Na pesquisa divulgado foi considerado o intervalo entre maio de 2024 e de 2025 Economia | Por Agência Sergipe 11/07/2025 14h44 - Atualizado em 11/07/2025 14h45 |O setor de serviços em Sergipe, no acumulado deste ano de 2025 até o mês de maio, registrou crescimento de 7,3%, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e analisados pelo Observatório de Sergipe, vinculado à Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), nesta sexta-feira, 11.
Este foi o segundo melhor crescimento do país, ficando atrás apenas do Tocantins. No acumulado dos últimos 12 meses, considerando o intervalo entre maio de 2024 e de 2025, Sergipe registrou o maior crescimento do país, com 9,2%.
Em maio deste ano, no entanto, o setor de serviços em Sergipe registrou uma variação negativa de 1,3% frente ao mês anterior, na série com ajuste sazonal. "Apesar da retração no volume de serviços em maio, o desempenho positivo de Sergipe no acumulado do ano e nos últimos 12 meses evidencia uma trajetória consistente de recuperação e expansão do setor", explicou a gerente de Estudos Socioeconômicos do Observatório de Sergipe, Michele Doria.
A receita nominal, que é o valor total das vendas realizadas pelo comércio – aquilo que o comércio efetivamente arrecadou em determinado período –, levando em conta os preços praticados no momento da venda, também registrou crescimento acumulado até o mês de maio deste ano de 12,8%. Na comparação com o mês de maio de 2024, a alta é de 10,6%. Já em maio deste ano, houve leve variação negativa de 1,8% em relação a abril.
Brasil
No cenário nacional, Sergipe seguiu uma tendência nacional, visto que o volume de serviços em maio reduziu em 17 das 27 unidades da federação em comparação com o mês anterior. O Brasil apresentou um leve aumento de 0,1% na série com ajuste sazonal.
Já no acumulado do ano, a elevação do volume de serviços no Brasil ocorreu em 21 das 27 unidades da federação. Tocantins se destacou com a maior alta, seguida de Sergipe e Distrito Federal. No acumulado em 12 meses, a elevação do volume de serviços no Brasil ocorreu em 21 das 27 unidades da federação. Sergipe se destacou com o maior crescimento, seguidos de Amazonas, Rio Grande do Norte e Amapá.





