Sergipe está fora dos destinos preferidos no verão
Governo e Ministério do Turismo planejam traçar estratégias para impulsionar o turismo no estado Economia 22/12/2016 12h40 - Atualizado em 22/12/2016 17h35 |Por Fernanda Araujo
Com a chegada do verão, os brasileiros pretendem utilizar a alta temporada para viajar pelo país, segundo um estudo divulgado pelo Ministério do Turismo. Estima-se que 73,4 milhões de viagens deverão ser realizadas neste mês de dezembro e entre janeiro e fevereiro do próximo ano, movimentando R$ 100 bilhões na economia. No ano anterior 72,8 milhões de viagens foram feitas.
Mas Sergipe não está entre os destinos preferidos do brasileiro. Embora a capital sergipana tenha uma excelente rede hoteleira e boas opções de lazer, entre outros atrativos, Aracaju está fora da lista no ranking feito pelo Ministério, que aponta os 20 destinos preferidos do país.
Conforme o ranking, a cidade de São Paulo (SP) aparece em primeiro lugar na preferência, seguido de Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ) e Praia Grande (SP). Da região Nordeste, Salvador (BA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Porto Seguro (BA), Natal (RN) e João Pessoa (PB) estão entre os queridinhos dos turistas.
O governador do estado, Jackson Barreto, admite que faltam ações para impulsionar o potencial turístico de Sergipe, por isso busca com o Ministério do Turismo viabilizar investimentos e projeto de divulgação para todo o estado.
“A divulgação já é um compromisso do Ministério de fazer investimentos para vender Sergipe internamente em nosso país e externamente”, afirma.
O ministro do Turismo, Marx Beltrão, em visita a algumas obras do estado nesta quinta-feira (22), disse que o setor tem sido tratado como prioridade pelo governo Temer. Para Sergipe, Beltrão relata que está trabalhando em parceria com o governo do Estado e com a Secretaria Estadual do Turismo para promover o roteiro.
“Nós colocamos o Ministério à disposição para divulgar a cidade de Aracaju, o Estado de Sergipe, nas cinco regiões do país, e também através da Embratur no mundo afora. Essas obras de infraestrutura turística que a gente está visitando, como o Centro de Convenções, são fundamentais para que todo o trade turístico possa investir em negócios”, ressalta o ministro.
Para Daniela Mesquita, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) em Sergipe, as notícias são positivas e dão esperança para captar eventos em 2018. “Falta verba para que coloque as belezas naturais, o potencial de Sergipe, nas vitrines. E acelerar as obras do Centro de Convenções é o anseio do trade turístico há muitos anos para que o estado se torne competitivo no turismo de eventos, já que a gente precisa de um local moderno perante outras cidades”, argumenta.
Turismo no país
O Ministério do Turismo anuncia que, no primeiro trimestre de 2017, fará uma série de medidas para impulsionar o setor, investindo em qualificação profissional e na divulgação dos destinos turísticos brasileiros nas cinco regiões do país e no exterior. A expectativa no verão é de aumento de 1% com as viagens nacionais e de 11% com as viagens internacionais, vindo ao Brasil.
“O turismo é o principal propulsor para a geração de emprego e renda. Estamos tomando todas as medidas para tirar a burocracia para os empresários para que possam investir e gerar emprego em nosso país”, diz o ministro Marx Beltrão.


É o menor índice desde setembro de 2022

Combustível canalizado também assegura fornecimento contínuo e confiável, impactando na manutenção da produtividade e competitividade no mercado

Na véspera, o dólar fechou em queda de 0,19%, cotado a R$ 5,415. Ibovespa teve leve alta de 0,04%, aos 138 mil pontos

Comércio, beleza e serviços para animais impulsionam economia local, com destaque para bairros Jabotiana, Inácio Barbosa e São Conrado

Estimativa para o PIB é 2,18% este ano