Número de declarações do IR em Sergipe cresce 6%, informa Receita Federal
Mais de 9 mil caíram em malha fina e outras 3.014 estão em malha digital Economia | Por Laís de Melo 01/06/2021 10h19 - Atualizado em 01/06/2021 20h42 |O prazo para a entrega das declarações de Imposto de Renda Pessoa Física 2021 se encerrou ontem, 31 de maio, e segundo a Receita Federal de Sergipe, esse ano 238.608 mil contribuintes a entregaram dentro do prazo final estabelecido. O quantitativo representa um aumento de 6,04% quando comparado com a previsão da Receita, que era receber 225 mil declarações este ano.
De acordo com o auditor fiscal e coordenador do Programa de Declarações de Imposto de Renda, Nilson Lima, das declarações entregues, 9.271 estão em malha fiscal, que é quando os dados apresentados entram em choque com os da Receita.
Além disso, outras 3.014 declarações estão em ‘malha débito’, quando não há divergência de informações, mas o contribuinte possui débitos em aberto, seja ele parcelado ou não. “Estando em malha débito esse contribuinte fica impedido de receber a restituição enquanto não quitar o que está pendente", explica Lima.
Aqueles que foram pegos pelo leão devem realizar a retificação para adequar as informações prestadas àquelas que constam disponíveis no banco de dados da Receita. Segundo Nilson, 21.247 declarações já foram retificadas até a manhã desta terça-feira (1º).
“A primeira grande providência é retificar. A segunda é aguardar uma intimação da Receita Federal para apresentar as justificativas das informações prestadas. Ou o próprio contribuinte pode abrir um processo digital acessando o portal eletrônico e-CAC, para justificar as informações prestadas na declaração”, disse o auditor.
Ao todo, 62.726 declarações aguardam na fila para receber a restituição. O primeiro lote foi pago nesta segunda-feira (31), e os demais serão depositados em cinco lotes até o mês de setembro.





