Setor de casa e decoração cresce cerca de 300% no e-commerce
Segundo pesquisa, faturamento do ano de 2021 chegou a cerca de 200 milhões Economia | Por F5 News 20/09/2022 19h00 |Com a chegada da pandemia de covid-19, muitos segmentos precisaram se reinventar e alavancar suas estratégias de vendas por meio do e-commerce; movimento no qual o setor de casa e decoração não é exceção.
A necessidade do isolamento social, que levou as pessoas a passarem mais tempo em seus lares, estimulou muitas delas a repensar as decorações e estruturas dos ambientes, de modo a deixá-los mais confortáveis, bonitos e funcionais.
De acordo com pesquisa realizada pela Nuvemshop, entre 2019 e 2021, as compras pela internet no setor de casa e decoração aumentaram cerca de 300%, com o ticket médio variando de R$ 249,62 em 2020 a R$ 262,48 em 2021.
"Com o online, é possível ir além da rua ou do bairro onde a loja física está localizada, ou seja, pode-se comercializar para todo o Brasil, ampliando os negócios e o faturamento. O atendimento qualificado aos clientes em todos os canais também foi um processo utilizado para impulsionar as vendas durante esse período, além de estratégias de marketing digital e da criação de sites responsivos e personalizados", comenta Guilherme Pedroso, country manager da Nuvemshop e um dos responsáveis pela pesquisa, em entrevista ao portal Casa Vogue.
A pesquisa revela ainda que as pequenas e médias empresas do segmento casa e decoração no Brasil registraram mais de R$ 200 milhões em faturamento via e-commerce em 2021, o dobro em comparação com o ano anterior. Segundo Guilherme Pedroso, a tendência é que prossiga em expansão nos próximos anos.
“Em janeiro de 2022, foi registrado um aumento de 9% no faturamento do setor em relação ao mesmo período de 2021. Dessa forma, espera-se que ele continue crescendo em 2022, isso porque os consumidores já estão habituados a comprar on-line com preços competitivos do mercado e há pessoas que seguirão desenvolvendo algumas atividades em casa, como nos modelos de trabalho remoto e híbrido", avalia o executivo da Nuvemshop.
Mesmo com a diminuição nas medidas de segurança relativas à covid-19, esse segmento está cada vez mais popular no e-commerce devido também à facilidade na comparação de preços, inclusive proporcionada por sites específicos para esse fim, que já encaminham o consumidor diretamente a lojas online.





