TikTok Shop se destaca por vitrine “orgânica” entre marcas e clientes
O braço de e-commerce do TikTok tem se consolidado como um dos principais influenciadores dos padrões atuais de consumo digital Economia | Por Metrópoles 06/09/2025 08h00 |A forte influência do TikTok no dia a dia é percebida na maneira como consumimos e produzimos conteúdos digitais, impactando desde a estética até a linguagem. No universo da moda, a plataforma se consolidou como uma potência, capaz de lançar e propagar tendências de forma democrática, além de impulsionar vendas. Dentro deste contexto, a funcionalidade de e-commerce integrada ao aplicativo em 2023, nomeada de TikTok Shop, se destaca como uma importante ferramenta para marcas que visam um aumento de vendas no delicado cenário econômico atual.
TikTok Shop: uma vantagem para as marcas
O TikTok une os processos de descoberta e compra de produtos por meio do TikTok Shop, ferramenta na qual o usuário pode consumir um conteúdo e, em seguida, adquiri-lo sem sair do aplicativo. A divisão de vendas da rede social oferece quatro formatos diferentes para a experiência de compra do consumidor: vídeos curtos realizados por uma base credenciada de criadores, lives, vitrines de produtos e abas das lojas.
Para as marcas, tem se tornado vantajosa a presença no TikTok Shop: análises apontam que o universo de conteúdo fashion na plataforma não para de crescer. De acordo com o relatório de dados internos do TikTok, em 2024, foram mais de 14 milhões de vídeos criados sobre o segmento, e, em 2025 as buscas relacionadas aumentaram em mais de 404 milhões.
Uma pesquisa realizada com usuários da rede social revelou que roupas, calçados e acessórios estão em primeiro lugar entre as categorias de compra mais influenciadas pelos vídeos da plataforma, seguidos por itens de higiene pessoal, beleza e perfumaria.
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