“Turismo está parado em Aracaju”, diz ABIH/SE
Crise econômica continua afetando o setor hoteleiro na capital sergipana Economia 03/06/2017 11h35 - Atualizado em 05/06/2017 09h01 |Por Will Rodriguez
Os encantos da Orla da Atalaia não estão sendo suficientes para atrair os turistas a Aracaju. Em meio a um cenário descrito como “caótico”, a presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH/SE), Daniela Mesquita, diz que este é o momento mais adverso para o turismo no estado e cobra do Governo e da Prefeitura de Aracaju uma ação mais incisiva de incentivo ao setor.
Além do momento adverso, com a retração da economia, Daniela aponta a demora na nomeação de um secretário definitivo para a Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo (Semict) de Aracaju como um dos fatores que dificultam a superação das dificuldades.
Com uma média de 12 mil leitos, os hotéis e pousadas já iniciaram um movimento de redução nas taxas em até 40% para ampliar a ocupação, mas continuam vendo a demanda hoteleira em declínio.
O resultado prático se reflete nos dados. Em doze meses, o segmento perdeu mais de 900 postos de trabalho formais, de acordo com o Ministério do Trabalho. Para Daniela, sem perspectivas de reação do Poder Público para divulgação do destino e captação de eventos, os empresários não terão alternativa que não seja o enxugamento das equipes ou, até mesmo, o encerramento dos negócios.
Por conta da viagem que fez esta semana à Brasília, o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) não foi localizado para comentar o assunto. A diretoria de imprensa da Prefeitura de Aracaju disse que a Semict está sendo gerida por um secretário interino. Segundo a pasta, o prefeito não foi procurado pela ABIH, porém, quando for, irá receber os representantes da instituição.
Procurada para comentar o assunto, a Aracaju Convention & Visitors Bureau, fundação sem fins lucrativos que atua na captação e consultoria de eventos, não se manifestou até a publicação desta matéria.


Projeto liderado pelo ITP e NUPPE da Unit, em parceria com a Prefeitura, visa modernizar a orla

Atenções dos investidores estão voltadas à fala do presidente do Fed no Simpósio de Jackson Hole, nos EUA. Na véspera, dólar fechou estável

Cerca de 1,9 milhão de contribuintes receberão R$ 2,92 bilhões

Tecnologias e manejo sustentável impulsionam pecuária nordestina

Em julho, valor médio foi de R$ 568,52; alta anual chega a 8,44%, segundo levantamento do DIEESE e Conab