Chiquinho do Além Mar lança novo cordel
Livreto trata da história de prédios tombados em Sergipe Entretenimento 14/05/2014 15h05 |Por Tíffany Tavares
O cordelista Francisco Passos Santos, popularmente conhecido por Chiquinho do Além Mar, lança, nesta quarta-feira (14), o livro de cordel “Minha Cidade Tem Memória”, às 16h, na Biblioteca Clodomir Silva, localizada na Rua Estância, nº 39, Centro de Aracaju (SE).
Chiquinho do Além Mar explica que o livro trata da história de 11 edificações tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/SE). “Como pesquisador, levantei a história de cada prédio. É uma forma de retratar a nossa própria história no decorrer do tempo. Então resolvi transformar em cordel”, relata.
A ideia do livro, segundo o autor, surgiu pelo assunto nunca ter sido retratado. “Mostrei o projeto à professora Aglaé Fontes, que gostou e me deu total apoio para concretizá-lo”, conta Chiquinho acrescentando que o lançamento do livro de cordel tem o apoio da Funcaju.
O Autor
Chiquinho do Além Mar é cordelista, cantor, compositor e professor de inglês. O poeta também é compositor líder da banda Forró de Mala e Cuia que funde a linguagem do cordel com o forró tradicional. Dentre outras publicações já lançadas estão:
- João Bebe Água o Rebelde de São Cristóvão (2005);
- Cantos e encantos de Aracaju (2005);
- A Invasão holandesa (2010)
- Mar Vermelho (2007), que virou curta-metragem "U-507'' e está sendo adaptado pela Academia Sergipana de Ballet;
- A Invasão Portuguesa (2008);
-Proteja o Meio Ambiente (2008), vencedor do prêmio de produção de texto nível superior da Olimpíada Ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente.
Foto: Divulgação


Exposições, intervenções e instalações de arte e design acontecem até o dia 15

Whindersson Nunes rebateu mencionou apoio que deu à carreira da ex-esposa no início

Obras de Maria Góes resgatam lembranças do sertão sergipano em delicados bordados

Evento ocorre em 25 de outubro no Sítio Terêncio

Artista sergipano destaca identidade afro e fortalece diálogos culturais no festival