Dia do Selo: exposição e palestra explicam a história | F5 News - Sergipe Atualizado

Dia do Selo: exposição e palestra explicam a história
Na palestra, estudantes aprenderam curiosidades sobre a data
Entretenimento 01/08/2012 16h18 |


Por Míriam Donald

Para celebrar o Dia Nacional do Selo, comemorado hoje (1º de agosto), a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) realiza várias atividades. Aqui em Sergipe, os Correios desempenham uma mostra filatélica especial para o público, com selos de vários países, além de ter proporcionado a alunos da rede pública estadual, uma palestra sobre a história dos selos ministrada pelo presidente da Associação Filatélica e Numismática de Sergipe (Afinse), Eduardo Pereira. A mostra está exposta na Agência Central, rua Laranjeiras, centro comercial.

Criado na Inglaterra em 1840 e com 169 anos de entrada em circulação no Brasil, o primeiro selo brasileiro e o segundo do mundo foi denominado “Olho de Boi” (imagem abaixo), por formato redondo, em preto e branco e conter os valores 30, 60 ou 90 no meio do círculo. Em seguida veio o “Olhos de Cabra”, em formato menor. Após estes vieram os “Inclinados”, mas sempre com os mesmos valores. E começaram a ser um livro aberto da história da Pátria com figuras da História, Geografia, Ciências Naturais, personagens da Literatura, música, esporte, flora e fauna, trabalho, progresso tecnológicos, viagem interplanetária, batalhas, brasões, personalidades, etc.

Segundo Eduardo Pereira, a Inglaterra criou o selo porque anterior ao período de criação, as entregas de correspondências eram pagas pelo destinatário e não por quem  as enviava. “Eles tinham muitos problemas na cobrança porque quem não tinha boas condições, não queria pagar e devolvia a correspondência e quando a correspondência já vinha cheia de sinais que demonstravam o que continha internamente e destinatário nem abria, devolvia e não pagava. Isso era uma fraude dos correios ingleses sofriam e o selo foi então criado para ser pré-pago”, conta. 

Ele explica ainda que isso também ocorreu no Brasil e o imperador D. Pedro II resolveu implantar o mesmo sistema. Em sua grande maioria, os selos representam a história do país e lançamento é de acordo com ao fato. “Os selos contam histórias, feitos, datas comemorativas, personalidades. É uma história, uma informação a transmitir”, afirma.

Enriquecimento cultural

Na palestra, os estudantes se informaram a cerca de curiosidades mais profundas, a exemplo do surgimento do primeiro selo com cheiro, e as temáticas.  O primeiro selo com cheiro remete-se a um protesto contra as queimadas realizadas nas matas brasileiras e tinha o cheiro de madeira queimada. Eduardo Pereira também mostro

u imagens de selos de personalidades já falecidas com data de nascimento e falecimento de escritores como Carlos Drummond de Andrade e Vinícius de Moraes, o poeta Castro Alves, personalidades da música como Raul Seixas, Elis Regina, Cazuza e Luiz Gonzaga e do esporte como Ayrton Senna. Além disso, também expôs selos de conquistas esportivas conquistadas no esporte como a do tenista Gustavo Kuerten em Roland Garros.

Para a professora Angleide Mendonça é um enriquecimento cultural.  “Além de ser uma atividade diferente, eles puderam ter acesso a novas informações, ainda mais hoje que não é tão comum a prática de colecionar selos. Pode ser um estímulo para eles. Podem de interessar por uma coleção, por um assunto, aprofundarem os conhecimentos”, diz.

 

 

Fotos: Ascom Correios

 

Mais Notícias de Entretenimento
Divulgação
10/09/2025  15h49 Pré-Caju lança promoção com ingresso extra para o Ensaio Oficial
Comprou Camarote Aju de sábado ou domingo, ganhou ingresso para curtir Timbalada no estacionamento do RioMar
Reprodução redes siciais/ @henrique_fogaca74
10/09/2025  10h27 Henrique Fogaça deixa o MasterChef Confeitaria: saiba o motivo
O chef de cozinha não está na nova temporada do reality culinário que estreou na terça-feira (9)
Leonardo Santana
10/09/2025  08h51 Semana de Arte reúne diferentes linguagens em programação gratuita
Exposições, intervenções e instalações de arte e design acontecem até o dia 15 de setembro em lugares distintos de Aracaju (SE)
Freepik/ Ilustrativa
09/09/2025  21h30 Mito ou verdade: salto alto pode causar varizes? Médico responde
As varizes são veias dilatadas, tortuosas e alongadas que dificultam a circulação sanguínea, podendo provocar dores e inchaço
Marcos Pako/Setur
09/09/2025  21h00 Destino Sergipe se destaca na Feira de Turismo Avirrp 2025 em Ribeirão Preto
Com foco no verão, Setur divulgou os principais atrativos turísticos do estado para milhares de agentes de viagens

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado