Exposição e Seminário celebram 100 anos de Jorge Amado | F5 News - Sergipe Atualizado

Exposição e Seminário celebram 100 anos de Jorge Amado
Entretenimento 27/08/2012 17h12 |


 

A população sergipana vai poder reviver ou conhecer um pouquinho mais da vida e da obra do grande escritor Jorge Amado, que no último dia 10 de agosto completaria 100 anos se vivo estivesse. Nesta terça-feira, 28/8, a partir das 19 horas, no Museu da Gente Sergipana, acontecem o Seminário Centenário de Jorge Amado e a Exposição Jorge Amado: Vida e Obra – 100 Anos do Escritor das Gentes Brasileiras, com 20 banners resgatando toda a trajetória do escritor baiano, da infância à sua morte, além de palestras com os professores-doutores Fernando Sá e Maria Aparecida Silva Ribeiro, ambos da Universidade Federal de Sergipe.

O evento é uma realização do mandato da deputada estadual Ana Lúcia (PT), com apoios do Instituto Banese e do Museu da Gente Sergipana.

“Não poderíamos deixar de forma alguma este centenário passar em branco. Fizemos esse mesmo trabalho com sucesso a respeito do ano de centenário de Luiz Gonzaga, que ainda está percorrendo escolas e vários espaços por todo o estado, divulgando a vida e a obra do nosso eterno Rei do Baião, que também teve uma relação muito próxima com o povo de Sergipe, como Jorge Amado. É uma contribuição que estamos dando à preservação da memória desses dois expoentes da cultura nordestina e brasileira”, destaca Ana Lúcia.

Para o professor-doutor Fernando Sá, do departamento de História da UFS, Jorge Amado foi um dos grandes escritores brasileiros do Século 20 e sua importância é indiscutível no cenário literário brasileiro e mundial.

“Sua obra toca nas questões sociais do universo do trabalhador e sua denúncia social é de extrema relevância para entendermos o Brasil dos tempos de suas histórias. O nosso imaginário da Bahia está muito ligado à obra de Jorge Amado. Sua prosa é cheia de poesia. É uma prosa poética, romântica e rica, onde se sobressai o aspecto da sensualidade da mulher, que tanto marca a sua obra. Sem dúvida, retomar Jorge Amado é rever o Brasil do Século 20”, explica Fernando Sá.

Ele também faz o importante registro da passagem de Jorge Amado por Sergipe como fundamental para a sua obra. “Ele morou na região de Estância e muitos de seus personagens, desde o primeiro romance, tem elementos presentes que são elementos sergipanos. Essa ponte com Sergipe é fundamental nós destacarmos”, diz o professor.

 

Mais Notícias de Entretenimento
Divulgação
10/09/2025  15h49 Pré-Caju lança promoção com ingresso extra para o Ensaio Oficial
Comprou Camarote Aju de sábado ou domingo, ganhou ingresso para curtir Timbalada no estacionamento do RioMar
Reprodução redes siciais/ @henrique_fogaca74
10/09/2025  10h27 Henrique Fogaça deixa o MasterChef Confeitaria: saiba o motivo
O chef de cozinha não está na nova temporada do reality culinário que estreou na terça-feira (9)
Leonardo Santana
10/09/2025  08h51 Semana de Arte reúne diferentes linguagens em programação gratuita
Exposições, intervenções e instalações de arte e design acontecem até o dia 15 de setembro em lugares distintos de Aracaju (SE)
Freepik/ Ilustrativa
09/09/2025  21h30 Mito ou verdade: salto alto pode causar varizes? Médico responde
As varizes são veias dilatadas, tortuosas e alongadas que dificultam a circulação sanguínea, podendo provocar dores e inchaço
Marcos Pako/Setur
09/09/2025  21h00 Destino Sergipe se destaca na Feira de Turismo Avirrp 2025 em Ribeirão Preto
Com foco no verão, Setur divulgou os principais atrativos turísticos do estado para milhares de agentes de viagens

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado