Moscou será destaque da série Cajueiros da Orquestra Sinfônica
Entretenimento 24/08/2016 16h45 |Nessa quinta-feira (25), a Orquestra Sinfônica de Sergipe, sob a batuta do seu regente adjunto o maestro Daniel Nery, apresentará um concerto inteiramente dedicado a grandes peças do repertório romântico russo. Na apresentação, que acontece no Teatro Tobias Barreto, dentro da Série Cajueiros, o grupo aliará conhecidas peças do repertório orquestral, como a Abertura Festiva de Dimitri Shostakovich, a peças importantes, porém não tão executadas, como a Grande Páscoa Russa de Nikolai Rimsky-Korsakov e a surpreendente “Sinfonia nº2, em si menor”, de Alexander Borodin.
A criação da Abertura Festiva é uma daquelas fantásticas histórias que se assemelham a lendas, e que revela a verdadeira natureza do gênio de um compositor, pois foi composta apenas em três dias. Já as demais peças do programa serão extremamente representativas de um grupo de compositores nacionalistas russos denominado “Grupo dos Cinco” (além de Nikolai Rimsky-Korsakov e Borodin, faziam parte Mily Balakirev, Cesar Cui e Modest Mussorgsky, o compositor de Scheherazade).
Segundo o maestro Nery, o romantismo russo difere-se em muito daquele desenvolvido em outros países. “Há nas obras russas deste período uma liberdade expressiva enorme, aliada a um grande virtuosismo da orquestra. As peças são capazes de mesclar momentos de suave leveza, de lirismo, a forças arrebatadoras, fortíssimos intensos, que exigem de nós intérpretes uma energia sobre-humana. Não é necessário dizer o quanto o público fica tocado com tais repertórios”, argumentou.
Os ingressos, a preços populares, já estão disponíveis para venda no Teatro Tobias Barreto. A Orsse é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura do Governo de Sergipe.
Sobre o regente
Professor de regência, regente titular da Orquestra Sinfônica e do Coro da Universidade Federal de Sergipe, Daniel Nery é Bacharel em Composição e Regência pela UNESP e Mestre em música pela mesma instituição. Têm na sua formação, os seguintes nomes da regência orquestral e coral: Isaac Karabtchevsky, Roberto Tibiriçá, Johannes Schlaefli (Suíça), Osvaldo Ferreira (Portugal), e Fábio Mechetti. Já esteve à frente de importantes orquestras como Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.
Em Atibaia/SP, foi regente do Coral Masculino Cantores de Atibaia e da Banda Sinfônica Primeiro Movimento, além de dirigir a Orquestra Jovem e a Big Band municipais. Premiado no I Concurso Carlos Gomes para Jovens Regentes, Nery é também maestro adjunto da Orquestra Sinfônica de Sergipe, onde promoveu juntamente com Guilherme Mannis, o desenvolvimento de concertos pelo interior do estado do Sergipe e a popularização do acesso à música de concerto. Foi também responsável pela concepção do projeto social Orquestra Jovem de Sergipe, proporcionando ensino musical a centenas de jovens carentes de Aracaju.


O ator e cineasta Robert Redford, ícone do cinema americano e vencedor do Oscar, morreu aos 89 anos

O documentário sergipano tem como proposta a celebração das memórias e preservação da história e cultura do povoado São Braz, em Nossa Senhora do Socorro

De 18 a 21 de setembro, estacionamento do RioMar recebe evento com mais de 20 expositores e programação musical diária

Espetáculo terá banda, convidados renomados e lançamento de novo álbum no Tobias Barreto

Espetáculo será apresentado no Teatro Atheneu em 15 de outubro, combinando banda ao vivo, quarteto de cordas e cenografia imersiva