ORSSE recebe a violinista Gabriela Queiroz e o pianista Sérgio Monteiro | F5 News - Sergipe Atualizado

ORSSE recebe a violinista Gabriela Queiroz e o pianista Sérgio Monteiro
Entretenimento 08/08/2012 06h00 |


Nesta quinta-feira, 09 de agosto, às 20h30, a Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE), realizará mais uma importante apresentação. Com obras marcantes do repertório sinfônico, a ORSSE receberá dois grandes solistas que vêm para Aracaju em parceria com a Dell'Arte produções musicais e Bbraun. 

São eles, a violinista carioca Gabriela Queiroz e o renomado pianista Sérgio Monteiro, que executarão o Concerto Duplo para Violino e Piano de Mendelssohn. Os ingressos já estão disponíveis na bilheteria d o Teatro Tobias Barreto a preços populares.

Nesta apresentação a ORSSE que tem coordenação do Governo de Sergipe através da Secretaria de Estado da Cultura e patrocínio do Banese e Instituto Banese, celebrará os seis anos sob a batuta do maestro Guilherme Mannis, período em que teve grande desenvolvimento e consolidação frente ao público sergipano e à comunidade artística brasileira. 

O maestro Guilherme Mannis afirma que o concerto será muito especial e destaca que o trabalho coletivo foi primordial para a solidificação da ORSSE no cenário da música clássica local e nacional. “A Orquestra é hoje muito respeitada, em todos os lugares que vai. Temos um grupo orgulhoso de seu público e sua programação, uma admiração mútua. O público sergipano aprendeu a amar a música sinfônica com a ORSSE”, destaca o regente. 

Programa

No repertório do concerto desta semana, além da famosa Abertura Festival Acadêmico de Brahms, será abordada a peça mais emblemática da história da música de concerto ocidental: a ‘Quinta Sinfonia’, de Ludwig van Beethoven. Seu inconfundível motivo é visto por alguns analistas como o ‘Destino que bate à porta’. 

Este motivo atravessa todos os movimentos da peça de forma arrebatadora, criando no ouvinte uma sensação única, que só a música clássica pode proporcionar. Completa o concerto o belíssimo Concerto duplo para piano e violino de Mendelssohn, com solos de Gabriela Queiroz e Sérgio Monteiro.

Sobre o maestro 

Guilherme Mannis, tem se firmado como um dos grandes nomes da nova geração da música brasileira, como já foi descrito no ano passado pela Revista Concerto, a mais conceituada publicação da música clássica nacional. 

Além de seu trabalho pioneiro em Sergipe, concebendo rumos ousados para a ORSSE, tem seu trabalho reconhecido com convites regulares para reger muitas orquestras pelo Brasil e algumas no exterior. Destacam-se participações recentes e próximas na Petrobras Sinfônica, Amazonas Filarmônica, Sinfônica do Paraná, Sinfônica de Rosário (Argentina), World Youth Orchestra e Sinfônica de Roma (Itália), entre tantas outras.

Sobre os solistas

Sérgio Monteiro nasceu em Niterói (RJ), e iniciou seus estudos aos quatro anos de idade, formando-se sob a orientação de Myrian Dauelsberg, na Escola Nacional de Música do Rio de Janeiro. Durante seu período de formação, conquistou vários primeiros prêmios em importantes concursos brasileiros e sul-americanos de piano. 

No ano de 2000, foi contemplado pelo Ministério da Cultura com uma bolsa para estudar na prestigiosa Eastman School of Music, instituição na qual iniciou o seu doutorado sob orientação da pedagoga Nelita True, que o convidou a ser o seu assistente. 

Vencedor do Concurso Internacional Martha Argerich de 2003 e Artista Steinway, Sergio Monteiro já se apresentou em grandes salas de concerto, como a Phillarmonie e a Konzerthaus, em Berlin, o Kennedy Center em Washington e o Theatro Colon, em Buenos Aires, ao lado de orquestras tais como a Kremlin Chamber Orchestra, Orquestra Filarmonic a de Buenos Aires e a Dresdner Phillarmonic.  Desde 2009, é Chefe de Departamento de Piano da Wanda L Bass School of Music, em Oklahoma City.

Gabriela Queiroz é professora de violino na UFRJ e integra a Orquestra Sinfônica Brasileira desde 2003. Já atuou como solista nas orquestras sinfônicas da Bahia e do Rio Grande do Norte. Apresentou-se na Igreja San Luzi em Zuoz (Suíça, 2005) obtendo crítica no Engadiner Post. Lecionou nos festivais de Domingos Martins (ES) e São Brás (MG).

Ela foi ainda aluna de Ademar Rocha, Yerko Pinto e Daniel Guedes. Bacharela pelo Conservatório Brasileiro de Música; ganhou em 2006 uma bolsa de estudos  para aperfeiçoamento com Marcelo Guerchfeld. Teve aulas com Sydney Harth (EUA), Jean Lenert (França), Charles Stegeman (EUA) e Ori Kam (Israel). Estudou também com Patinka Kopec em Nova York e Detlef Hahn em Londres.

Venceu os concursos Jovens Instrumentistas de Piracicaba (2001), Jovens Solistas da OSBA (2003 e 2006), e o FURNAS – Geração Musical.

Mais Notícias de Entretenimento
Divulgação
10/09/2025  15h49 Pré-Caju lança promoção com ingresso extra para o Ensaio Oficial
Comprou Camarote Aju de sábado ou domingo, ganhou ingresso para curtir Timbalada no estacionamento do RioMar
Reprodução redes siciais/ @henrique_fogaca74
10/09/2025  10h27 Henrique Fogaça deixa o MasterChef Confeitaria: saiba o motivo
O chef de cozinha não está na nova temporada do reality culinário que estreou na terça-feira (9)
Leonardo Santana
10/09/2025  08h51 Semana de Arte reúne diferentes linguagens em programação gratuita
Exposições, intervenções e instalações de arte e design acontecem até o dia 15 de setembro em lugares distintos de Aracaju (SE)
Freepik/ Ilustrativa
09/09/2025  21h30 Mito ou verdade: salto alto pode causar varizes? Médico responde
As varizes são veias dilatadas, tortuosas e alongadas que dificultam a circulação sanguínea, podendo provocar dores e inchaço
Marcos Pako/Setur
09/09/2025  21h00 Destino Sergipe se destaca na Feira de Turismo Avirrp 2025 em Ribeirão Preto
Com foco no verão, Setur divulgou os principais atrativos turísticos do estado para milhares de agentes de viagens

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado