“Um Olhar sobre a Turquia” está em cartaz no Memorial do Judiciário
Entretenimento 13/03/2014 15h44 |Por Sílvio Oliveira
A origem do Império Turco-Otomano, a geografia, a gastronomia, a religião, os símbolos nacionais, além dos traços arquitetônicos e culturais da Turquia poderão ser apreciados por sergipanos e turistas na exposição “Um Olhar sobre a Turquia”. A mostra está aberta ao público até o próximo dia 31, no Memorial do Poder Judiciário, situado a praça Olímpio Campos, centro de Aracaju, das 7h às 13h.
A exposição é realizada pelo Centro Cultural Brasil/Turquia (CCBT) e tem como curadora Josevanda Mendonça Franco, com fotos de Heleny Galati e projeto gráfico de Germana Gonçalves. Depois de Aracaju, “Um Olhar sobre a Turquia” viaja para Brasília e São Paulo. “É
cada vez mais forte o estreitamento dos laços entre o Brasil e a Turquia e há uma preocupação em promover o intercâmbio entre os dois países. Há uma troca comercial muito forte entre eles e cada vez mais o destino Turquia é procurado por brasileiros”, afirmou Josevanda Franco (foto abaixo).A curadora ainda explicou que a exposição faz parte do projeto de reestruturação do Memorial do Judiciário de Sergipe, que abrigará exposições permanentes e temporárias. “Estamos com projetos de realizar uma exposição permanente sobre Silvio Romero, a ligação do prédio do Memorial com a praça, além da exposição dos grandes juristas sergipanos”, ressaltou.
Turquia em fotos e textos
Tão logo chega ao salão do prédio histórico do Memorial, o visitante entra no mundo turco por intermédio dos grandes painéis da mostra. O primeiro deles traz um grande mapa da região da Turquia. As fotos fazem u
m passeio pelas tapeçarias, ourivesarias, mercados e mesquitas, igrejas e templos, além de expor a miscelânea cultural dos diversos povos que constituíram a nação turca.O passeio cultural é possível graças a realização do Centro Cultural Brasil Turquia, organização não governamental criada por turcos no Brasil, com o objetivo de promover atividades culturais, educacionais, acadêmicas e sociais de modo a fortalecer os laços entre os dois povos.
Fotos: Rafael Almeida


Exposições, intervenções e instalações de arte e design acontecem até o dia 15

Whindersson Nunes rebateu mencionou apoio que deu à carreira da ex-esposa no início

Obras de Maria Góes resgatam lembranças do sertão sergipano em delicados bordados

Evento ocorre em 25 de outubro no Sítio Terêncio

Artista sergipano destaca identidade afro e fortalece diálogos culturais no festival