Véio – De Nossa Senhora da Glória para a Fundação Cartier, em Paris | F5 News - Sergipe Atualizado

Véio – De Nossa Senhora da Glória para a Fundação Cartier, em Paris
Exposição fica em cartaz até 21 de outubro na capital francesa
Entretenimento 25/06/2012 15h30 |


Por Sílvio Oliveira

Quem visitar Paris até o período de 21 de outubro deste ano poderá conferir a exposição coletiva do artista sergipano gloriense Cícero Alves dos Santos – o Véio (65). A exposição Histoires de Voir - Show and Tell está em cartaz na Fundação Cartier e traz, além dele, mais 40 artistas da chamada arte de raiz de diversos países, a exemplo da Índia, Congo, Haiti, México e Japão. A entrada custa 9€ e é aberta ao público das 11h às 19h (horário de Paris), exceto às segundas-feiras.

As obras em cartaz na capital francesa são do próprio acervo da Fundação Cartier e do Instituto do Imaginário do Povo Brasileiro. Em visita ao Brasil no início de 2012, o diretor da Fundação, Hervè Chandes, conheceu a exposição “Teimosia da Imaginação”, em São Paulo (SP), que expunha obras de dez artistas brasileiros considerados de arte popular, entre eles Véio.

Hervè Chandes selecionou peças presentes na exposição, tornando o Brasil grande destaque do evento francês."Cerca de 70% das obras são de brasileiros", diz Germana Monte-Mór, curadora da Mostra.

De acordo com a curadora, a exposição vai além das categorias desconcertantes da história da arte, e as obras expostas transmitem uma sensação de franqueza, liberdade e frescor de invenção, enquanto ao mesmo tempo levantam a questão de como se pode definir a arte contemporânea hoje, revelando artistas tidos como de periferia e os colocando no centro do palco.

Em Paris, o sergipano se junta às criações de Antônio de Dedé, Alcides Pereira

dos Santos, Aurelino, Izabel Mendes da Cunha, Zé Bezerra, José Antônio da Silva, Neves Torres, Nilson Pimenta e Nino, assim como desenhos indígenas da região do Amazonas.

Véio para o mundo

A penúltima exposição de Véio no Brasil aconteceu na Galeria Estação, em São Paulo, em 2010, e foi organizada pelo Instituto do Imaginário do Povo Brasileiro, retratando e valorizando as tradições do semiárido do país. No início de 2012, o artista participou da exposição “Teimosia da Imaginação”, organizada pelo Instituto Tomie Ohtake, com curadoria de Germana Monte-Mór, também em São Paulo.

Mais uma vez a exposição ganha forma, desta vez no Rio de Janeiro, e foi aberta na última quinta-feira (14), no Paço Imperial com a presença do artista sergipano. Teimosia da Imaginação deverá percorrer outros estados brasileiros.

Além das exposições, o visitante também assiste aos documentários sobre a criação das peças e sobre os artistas e tem a oportunidade de também observar toda a arte em livro, ou seja, reúne exposição

, documentário e livro.

Véio trabalha com troncos “fechados” e “abertos”, que são inteiramente talhados para ganharem representação. Entre as mais famosas, estão mobiliários, esculturas e estátuas que retratam as histórias do povo sertanejo, com seus misticismos, lendas e lutas relacionadas à natureza.

Assim como muitos de seus conterrâneos, o escultor recebeu seu nome em homenagem a Padre Cícero. Já o apelido surgiu porque ele gostava muito de escutar as conversas das pessoas mais velhas. Autodidata, Véio admirava a cultura popular desde criança, quando começou a executar suas primeiras peças em cera de abelha. A relação intensa com seu meio fez o artista criar, ao lado de seu ateliê, localizado em Nossa Senhora da Glória, um “Museu do Sertão”.

Muitos dos objetos recolhidos no museu testemunham o embate do homem do campo com a natureza. São chapéus de couro, utensílios domésticos, máquinas rústicas, roupas e acessórios que fazem parte da vida do sertanejo.Véio tem um acervo de mais de 17 mil peças de diferentes materiais.  A maior delas chega a 10 metros de altura.

Fotos: Arquivo de família

Mais Notícias de Entretenimento
Divulgação
10/09/2025  15h49 Pré-Caju lança promoção com ingresso extra para o Ensaio Oficial
Comprou Camarote Aju de sábado ou domingo, ganhou ingresso para curtir Timbalada no estacionamento do RioMar
Reprodução redes siciais/ @henrique_fogaca74
10/09/2025  10h27 Henrique Fogaça deixa o MasterChef Confeitaria: saiba o motivo
O chef de cozinha não está na nova temporada do reality culinário que estreou na terça-feira (9)
Leonardo Santana
10/09/2025  08h51 Semana de Arte reúne diferentes linguagens em programação gratuita
Exposições, intervenções e instalações de arte e design acontecem até o dia 15 de setembro em lugares distintos de Aracaju (SE)
Freepik/ Ilustrativa
09/09/2025  21h30 Mito ou verdade: salto alto pode causar varizes? Médico responde
As varizes são veias dilatadas, tortuosas e alongadas que dificultam a circulação sanguínea, podendo provocar dores e inchaço
Marcos Pako/Setur
09/09/2025  21h00 Destino Sergipe se destaca na Feira de Turismo Avirrp 2025 em Ribeirão Preto
Com foco no verão, Setur divulgou os principais atrativos turísticos do estado para milhares de agentes de viagens

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado