Aliados de João e Valadares brigam na Orla da Atalaia durante carreatas
Política 01/10/2012 06h43 |Por Marcio Rocha
Durante a tarde deste domingo (30), aconteceram duas carreatas dos principais candidatos à Prefeitura de Aracaju. No momento em que a carreata do candidato Valadares Filho (PSB) seguia pela avenida Santos Dumont, via principal da praia, o clima ficou tenso e houve uma briga generalizada.
A carreata do candidato Valadares Filho foi interrompida pela carreata do candidato João Alves Filho (DEM), que seguia pela avenida Rotary. O trânsito sofreu um colapso e a carreata de João queria seguir na frente da outra. Havia concentração de porta-bandeiras de ambos os candidatos no ponto de ligação entre as duas avenidas, nos arcos da orla.
Os ânimos se acirraram e parte da equipe que trabalhava pela coligação do Democratas partiu pra cima dos Socialistas. Houve briga e quebra-quebra, com várias pessoas usando os bambus das bandeiras como arma de ataque e defesa. O coordenador da equipe de João Alves tentou conter os ânimos de sua equipe, sem sucesso. No meio da confusão, um homem que estava com uma bandeira de Valadares Filho, Alberto Silva (foto), foi agredido com uma pedrada no rosto.
De acordo com pessoas que estavam nos bares da orla, nas proximidades do confronto, a briga envolveu mais de cem pessoas e só foi contida com a chegada da Polícia Militar, que deslocou duas viaturas para o local.
“De repente só se viu azul e verde misturado com amarelo e muitas pessoas correndo. Homens batendo em mulheres e grupos agredindo uns aos outros. Estava no bar com minha família e fiquei com medo. Meus filhos presenciaram uma cena de completa selvageria. Se este é o clima da eleição, corro seriamente o risco de não votar.”, comentou o enfermeiro Jorge Silva.
Segundo informações dos conflitantes havia pessoas armadas e que tiros foram disparados no meio da multidão, entretanto, os policiais desmentiram a informação. Os feridos foram encaminhados para hospitais, nos casos mais graves, mas na sua maioria, as pessoas sofreram pequenas escoriações. Os policiais contiveram os ânimos e as carreatas seguiram seu rumo.
De acordo com informações levantadas pela reportagem F5 News, a carreata do candidato Valadares Filho possuía autorização do TRE para percorrer a orla de Atalaia em seu curso. No entanto, também foi dada liberação para a carreata de João Alves seguir pelo mesmo trecho.
Ambas as coligações estavam autorizadas a seguir pelo local. Contudo, o clima de animosidade estava instalado desde antes de haver o encontro das carreatas. Equipes dos dois grupos estavam se estranhando momentos antes da briga. De acordo com informações, um coordenador da equipe de João Alves estava insuflando a sua equipe a ofender e ameaçar os partidários de Valadares Filho.
Policiais militares seguiram a carreata de Valadares Filho e conseguiram acalmar os ânimos. Ambas as carreatas seguiram seu curso e foram encerradas na Atalaia.


Em discurso no Acre, presidente criticou motim de parlamentares

Pacote de ajuda considerará variações dentro de um setor

Com apoio de 41 senadores, oposição protocola medida no Senado e pressiona Davi Alcolumbre a dar andamento ao processo contra ministro do STF

Número de assinaturas dentro do pedido é apenas simbólico

Motim no plenário tentou impedir julgamento de Bolsonaro no STF