Exame inédito em Sergipe amplia chances de diagnóstico precoce do câncer de mama
Climedi realiza primeira mamotomia guiada por ressonância em Sergipe e avança no diagnóstico do câncer de mama Blogs e Colunas | Saúde em Dia 05/08/2025 11h38Sergipe dá um importante passo no avanço da medicina diagnóstica com a introdução da mamotomia guiada por ressonância magnética, um exame de alta precisão para investigação de lesões mamárias suspeitas. O procedimento passou a ser realizado pela Climedi, Clínica de Medicina Nuclear localizada em Aracaju, que já conta com histórico de pioneirismo na área da saúde da mulher no estado.
A mamotomia é um tipo de biópsia a vácuo, considerada minimamente invasiva, que permite a retirada de fragmentos de tecido mamário para análise. O diferencial do novo procedimento está no uso da ressonância magnética como guia, essencial nos casos em que as alterações na mama não são visualizadas nem pela mamografia nem pelo ultrassom.

O novo equipamento, adquirido em junho, foi desenvolvido especialmente para esse tipo de exame e entrou em operação com a realização da primeira mamotomia guiada por ressonância em 22 de julho.
“Nós já fazíamos mamotomias guiadas por ultrassom e por mamografia. No entanto, algumas lesões só são detectadas pela ressonância de mama, e é justamente nesses casos que a nova tecnologia faz toda a diferença”, explicou a médica radiologista Sara Macedo.
De acordo com a especialista, a introdução do novo exame representa uma evolução significativa no cuidado com a saúde feminina em Sergipe. “Estamos felizes com esse avanço. A Climedi foi pioneira na implantação da mamografia digital, da mamotomia guiada por mamografia, da tomossíntese mamária, e agora também inova com a mamotomia guiada por ressonância magnética”, destacou
“Com esse serviço, Sergipe dá um passo importante no cuidado com a saúde da mulher. E a Climedi se orgulha em fazer parte dessa conquista”
Dra Sara Macedo, diretoria clínica
O radiologista Marcel Gama também ressalta o caráter terapêutico do procedimento. “Esse exame permite biopsiar lesões que não são vistas por outros métodos de imagem. Além de fornecer um diagnóstico mais preciso, em alguns casos conseguimos retirar toda a lesão durante o procedimento, evitando a necessidade de cirurgia”, explicou.
Com essa iniciativa, a Climedi reforça seu compromisso com a inovação e o cuidado integral à saúde da mulher, contribuindo para diagnósticos mais precoces e tratamentos mais eficazes do câncer de mama em Sergipe.







André Carvalho é jornalista há mais de 20 anos. Formado pela Universidade Tiradentes (Unit), possui especialização em Marketing pela Faculdade de Negócios de Sergipe (Fanese). Foi apresentador de programa de rádio e televisão, e atuou como assessor de comunicação de vários órgãos públicos e secretarias municipais e estaduais. Atualmente, é editor do Caderno Saúde em Dia.
E-mail: jornalistaandrecarvalho@gmail.com
O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.
