Laércio Oliveira assina pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes
Com apoio de 41 senadores, oposição protocola medida no Senado e pressiona Davi Alcolumbre a dar andamento ao processo contra ministro do STF Política | Por F5 News 07/08/2025 16h03 - Atualizado em 07/08/2025 16h34 |O senador Laércio Oliveira (PP-SE) assinou nesta quinta-feira (7) o pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Com a adesão do parlamentar sergipano, a oposição alcançou as 41 assinaturas necessárias para protocolar o documento no Senado Federal. A iniciativa é uma reação à decisão de Moraes de colocar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em prisão domiciliar.
Além de Laércio, outro senador de Sergipe também endossou o pedido: Alessandro Vieira (MDB-SE). Com isso, apenas Rogério Carvalho (PT-SE), líder do Partido dos Trabalhadores no Senado, não assinou entre os representantes do estado.
A coleta de assinaturas foi parte de uma ofensiva organizada por parlamentares da oposição, que mantinham desde o início da semana uma obstrução aos trabalhos legislativos e ocupavam a Mesa Diretora do Senado.
Com o protocolo do pedido de impeachment, os líderes oposicionistas anunciaram o fim da obstrução nesta manhã, redirecionando seus esforços para pressionar o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), a dar andamento ao processo.
A decisão de abrir ou não o processo de impeachment cabe exclusivamente a Alcolumbre. Caso ele aceite, será necessário o voto favorável de 54 senadores — o equivalente a dois terços da Casa — para que Alexandre de Moraes seja de fato afastado do cargo.
Enquanto isso, o clima no Congresso Nacional segue tenso, refletindo o acirramento da crise entre setores da direita bolsonarista e o Supremo Tribunal Federal.





