Aracaju sediará maior evento parlamentar da América do Sul | F5 News - Sergipe Atualizado

Aracaju sediará maior evento parlamentar da América do Sul
Política 27/02/2016 08h45 |


Aracaju sediará a vigésima edição da Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, o maior evento parlamentar da América do Sul. Realizada anualmente pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais – Unale –, entidade que congrega 26 Assembleias Legislativas, além da Câmara Distrital, e 1.059 parlamentares estaduais, a conferência deve reunir mais de 1.200 pessoas do Brasil e do exterior no Campus Farolândia da Universidade Tiradentes – Unit. O evento acontece entre os dias 1 e 3 de junho, juntamente com a Conferência Parlamentar das Américas – Copa – e outros eventos que reunirão 17 entidades voltadas ao legislativo na capital sergipana.

O objetivo da conferência é estabelecer um espaço de oportunidades para a realização de palestras e provocar o debate sobre assuntos incorporados às agendas regionais e nacionais. Este ano, o tema central é “Rediscutindo o Brasil”. Segundo o presidente da Unale, deputado Sandro Locutor (PPS/ES), a entidade celebrará as duas décadas da conferência com a maior edição da sua história.

“Traremos palestrantes de renome nacional e internacional e, ao final, produziremos uma carta contendo indicadores importantes para que o Brasil saia dessa crise institucional, econômica e política. Estamos vivenciando dificuldades, inclusive, com lideranças para tocar o Brasil daqui por diante. Precisamos forjar essas novas lideranças e só o faremos com uma discussão plena com as pessoas que verdadeiramente conhecem a necessidade do nosso maior patrimônio, que é a nossa gente”, analisa Sandro Locutor.

A Conferência também busca envolver os parlamentos estaduais com temas importantes de interesse nacional, para que se identifiquem melhor com as inovações e soluções adotadas fora de seus estados, visando ampliar a sua área de conhecimento e melhorar as políticas públicas regionais.

“Estamos atravessando um momento muito difícil, enfrentando a falta de credibilidade nas instituições e nós, do Poder Legislativo, temos um papel importante, não só de fiscalizar, de legislar, mas de representar condignamente o cidadão brasileiro, que é quem nos paga e nos dá essa autonomia”, acrescenta o presidente da Unale.

Sergipe em evidência

A Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais chega a Aracaju depois de passar por capitais como Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife. “A realização deste evento é de grande valia para o nosso estado, pois reuniremos aqui deputados dispostos a rediscutir o Brasil e contribuir para que o País volte a se desenvolver”, afirma o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Luciano Bispo.

Além de parlamentares estaduais e federais, o evento reúne governadores, agentes legislativos, prefeitos, vereadores de capitais, autoridades nacionais convidadas e comitivas internacionais. “Estamos felizes pela oportunidade de mostrar Sergipe a todos esses visitantes que virão de diversos estados e até de fora do País, na esperança de que possamos propiciar a eles bons momentos aqui, durante as discussões dos diversos temas que serão tratados. A Universidade Tiradentes dispõe de seis auditórios, oito blocos de sala de aula, uma área livre de 800 metros quadrados na Biblioteca Central e toda uma infraestrutura de primeiro mundo à disposição do evento”, garante o reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa de Mendonça. 

Fonte: Unit

 

Mais Notícias de Política
Cadu Pinotti/Agência Brasil
08/08/2025  09h45 Plano de contingência ao tarifaço deve sair até terça, diz Alckmin
Pacote de ajuda considerará variações dentro de um setor
Montagem F5 News
07/08/2025  16h03 Laércio Oliveira assina pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes
Com apoio de 41 senadores, oposição protocola medida no Senado e pressiona Davi Alcolumbre a dar andamento ao processo contra ministro do STF
Vinícius Schmidt/Metrópoles
07/08/2025  14h14 Impeachment de ministro do STF depende de 54 votos no Senado. Entenda
Número de assinaturas dentro do pedido é apenas simbólico
Hugo Barreto/Metrópoles
07/08/2025  13h47 Oposição desocupa Senado sem acordo para impeachment de Moraes
Motim no plenário tentou impedir julgamento de Bolsonaro no STF
Bruno spada/Câmara dos Deputados
06/08/2025  23h35 Após obstrução de Plenário, Hugo Motta abre sessão e pede respeito
Presidente da Câmara diz que interesses pessoais não podem prevalecer

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado