Com prazo esgotado, CPI da Saúde de Aracaju é encerrada | F5 News - Sergipe Atualizado

Com prazo esgotado, CPI da Saúde de Aracaju é encerrada
Membros da CPI criticam decisão e cobram esclarecimentos da presidência da Câmara
Política | Por F5 News 02/10/2018 17h35 - Atualizado em 02/10/2018 17h38 |


Os parlamentares que compõem a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde de Aracaju (SE) foram surpreendidos na manhã desta terça-feira (02) com a suspensão do processo. A notificação foi entregue pela assessoria jurídica da Câmara Municipal, com a alegação de que o prazo foi esgotado no dia 10 de setembro e, por isso, todos os atos realizados após essa data são ineficazes e juridicamente nulos.

Protocolada no final de novembro de 2017 e instaurada no dia 13 de março deste ano, o objetivo da CPI é investigar possíveis irregularidades nos contratos firmados entre a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) e hospitais filantrópicos nos anos de 2012 a 2017. Os vereadores seu Marcos (PHS) e Isac Silveira (PCdoB) foram nomeados presidente e relator, respectivamente. Também integram a comissão, os vereadores Anderson de Tuca (PRTB), Cabo Amintas (PTB) e Jason Neto (PDT). 

Seguindo a assessoria jurídica da Câmara, o prazo inicial de 90 dias encerrou no mês de junho, sendo prorrogado por mais 90 dias, a pedido do relator Isac Silveira (PCdoB). No documento, os advogados afirmam que “a inobservância do prazo de apresentação do relatório implica, declaradamente, em preclusão temporal, pelo que sugerimos que os autos da CPI sejam arquivados no estado em que se encontram, por falta de matéria a ser objeto de discussão e votação, haja vista a sua não conclusão”.

De acordo com o vereador Isac Silveira, não há impedimentos para que os trabalhos da CPI continuem, e que o relatório será apresentado até o final do mês.

Durante entrevista a uma emissora de TV, o presidente da CPI, Seu Marcos, rasgou a notificação, disse que ela não tem validade e que recebeu com surpresa a decisão. “Quero tranquilizar a todos porque o documento não tem valor algum, não tem nenhuma nomeação, não tem nenhum ato dos membros da CPI da Saúde, esse documento não tem valor.”, afirmou.

O parlamentar disse ainda que terá uma reunião com a presidência da Câmara, na qual irá cobrar esclarecimentos. “Vamos aguardar uma reunião amanhã com o presidente para ele prestar esclarecimentos, porque em momento algum a gente se reuniu com a assessoria jurídica para emitir esse documento”, disse.

Mais Notícias de Política
Antonio Augusto/STF
12/09/2025  12h01 Condenado, Bolsonaro ainda responde a outro processo no STF; entenda
Condenados podem recorrer da decisão
Joedson Alves/Agência Brasil
12/09/2025  07h30 Bolsonaro e aliados deverão pagar R$ 30 milhões pela depredação no 8/1
Condenados deverão ajudar a pagar prejuízos de vândalos
Reprodução
11/09/2025  17h58 Senador Laércio destinou R$ 800 milhões para Sergipe
Valor foi investido em saúde, infraestrutura, segurança, agricultura e geração de emprego
Luis Nova/Especial Metrópoles
11/09/2025  17h31 Entenda quais recursos Bolsonaro pode apresentar se condenado
Possibilidade de apresentação de recursos depende de resultado final do julgamento na Primeira Turma do STF
Gustavo Moreno/STF
11/09/2025  15h55 STF forma maioria para condenar Bolsonaro por organização criminosa
Ministra Cármen Lúcia acompanha Moraes e Dino

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado