Convenção lota sede do PMDB e tem a presença de Mendonça Prado | F5 News - Sergipe Atualizado

Convenção lota sede do PMDB e tem a presença de Mendonça Prado
Política 30/06/2014 15h00 |


Por Fernanda Araujo

O PMDB, partido do atual governador de Sergipe, Jackson Barreto (foto abaixo), realiza sua convenção desde as 10h desta segunda-feira (30), último prazo. Como que já era de se esperar, foi anunciada a pré-candidatura de Jackson à reeleição, a vice-governador Belivaldo Chagas (PSB) – partido do senador Antônio Carlos Valadares e deputado Valadares Filho – e o deputado federal Rogério Carvalho (PT) ao Senado. Além disso, a ex-primeira dama e secretária de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), Eliane Aquino, vai comandar a campanha para a reeleição da presidente Dilma Rousseff pela frente feminina. Às 16h Jackson Barreto deve retornar à sede do partido para oficializar a chapa.

O PMDB conta com o apoio do PT (liderado por Rogério Carvalho), PSB (do agrupamento de Valadares), PD

T (agrupamento do prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique), PROS (do ex-deputado federal Bosco Costa), PC do B (do ex-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira), do PRB (agrupamento do vereador pastor Jony Marcos e do ex-deputado estadual pastor Mardoqueu), PSD , PSDC, PRP e PRTB.

Segundo Jackson Barreto, haverá um grande ato no dia de inauguração do comitê. Em seu discurso, ele lembrou a participação fundamental do PT na chapa, que segundo ele, tem projetos idealizados por Marcelo Déda que tem sido benéficos para Sergipe, ampliando o Estado, deixando-o com a melhor renda per capita do Nordeste, que mais gera emprego no país até acima da media nacional, e sendo o segundo maior

produtor de milho da região.

“Este é o caminho certo, o povo está sentindo que a gente quer trabalhar, as elites começaram a espalhar que eu não sabia governar, mas todos sabem que quem tem o coração voltado para o povo são mais humildes. É com essa coragem que nós vamos continuar. O que preocupa o nosso governo nesse momento é a questão da saúde. E é nessa questão que nós devemos nos debruçar com mais força, vontade, perfeição e acolhimento. Nós temos vários partidos, vamos organizar essa chapa, temos até 5 de julho para fazer o registro das chapas partidárias na Justiça Eleitoral”, afirmou Jackson Barreto.

Também presente na convenção esteve o deputado federal Mendonça Prado (DEM) (foto ao lado), que já havia rejeitado o apoio de seu partido a pré-candidatura ao governo de Eduardo Amorim. “Estou na convenção para prestigiar

o PMDB e os partidos coligados. A nossa presença visa logicamente o fortalecimento da democracia, e o que nós desejamos é certamente o que o povo tenha boas alternativas, que tenha a possibilidade de fazer as melhores opções para o futuro. Não preciso aqui dizer os motivos que justificam a minha presença, todos já sabem, é importante que a minha presença aqui sirva para as pessoas saberem que procuramos nos afastar de algumas figuras porque compreendem exatamente que não são coisas boas para o Estado de Sergipe. Eu queria logicamente que a nossa agremiação partidária seguisse outro caminho, eu ouvi ali uma música do Cazuza que diz ‘o meu partido, é um coração partido’, eu vim meio que frustrado por ter seguido um caminho diverso daquele que eu gostaria, mas a minha expressão, minha fala e o meu pensamento estão exatamente sintonizados com os meus sonhos e com a perspectiva de futuro para o nosso estado, que é melhores condições de vida para todos e não apenas para os 'irmãos metralhas’”, ironizou o deputado, se referindo aos irmãos Amorim.

“Para nós é um momento de grande satisfação e de honra poder fazer parte de uma aliança que em 20 anos tem conseguido transformar a vida do povo sergipano. A disputa de 94 que quase fez Jackson governador, não foi possível naquele momento, mas 20 anos depois o povo vai elegê-lo. No dia 22 de março, o encontro de delegados do PT defendeu esta coligação, deixou para nós uma grande tranquilidade estar no palanque com PSB, PMDB, PSD, PRB, com todos os partidos que historicamente vêm construindo a transformação do estado de Sergipe. Sergipe precisa ser melhor representado no senado federal e essa é a disposição de toda a militância do Partido dos Trabalhadores e com certeza de todos os que querem o melhor para Sergipe”, disse o pré-candidato ao senado Rogério Carvalho (foto ao lado).

Estiveram presentes várias autoridades como Armando Batalha e Almeida Lima, além de prefeitos de Feira Nova, Riachuelo, Ilha das Flores, de Maruim, Barra dos Coqueiros, Canindé de São Francisco, de Nossa Senhora do Socorro; o ex-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PC do B), como também os vereadores Robson Viana (PMDB) e Anderson de Tuca (PRTB), que, entranho ou não, é vice-líder da situação. “Sempre fui voltado para Jackson, fui servidor do Detran, ele foi sensível à categoria e honrou com seu compromisso. O conheci em 2008, e na época em que meu pai faleceu, nunca vou esqu

ecer aquele dia, não há dúvidas de meu apoio a ele”, disse.

O senador Antônio Carlos Valadares (foto ao lado) até então estava tentando uma pré-candidatura ao Governo do Estado e apesar de seu partido, PSB, oficializar a pré-candidatura à presidência da República de Eduardo Campos, apoia juntamente com o deputado federal Valadares Filho a pré-candidatura de Jackson Barreto.  “Eu me sinto muito honrado em estar aqui revivendo aqueles momentos em que juntos, eu e Jackson, Marcelo Déda, Zé Eduardo, Edvaldo Nogueira, montamos um projeto em 1994. E é com muita emoção que retorno a este convívio salutar que tanto fez por Aracaju e por Sergipe, na certeza de que o povo sergipano irá reconhecer em Jackson Barreto um governador competente, capaz, trabalhador, identificado com as camadas mais simples da população; ele que veio das raízes mais pobres e se tornou uma liderança de respeito, temida por todos aqueles que se contrapõe a sua política e liderança. Em nenhum momento em que estivemos afastados fisicamente, esse coração sempre pendeu para esse lado”, ressaltou em seu discurso.

A ex-primeira dama Eliane Aquino (foto ao lado), de forma simbólica levou duas gravatas vermelhas usadas por Marcelo Déda e entregou-as a Jackson Barreto e ao vice Belivaldo. “Espero que traga as virtudes de Marcelo Déda. Hoje eu estou muito feliz de estar aqui em meu nome, da presidente Dilma, do PT, mas principalmente em nome do meu amado Marcelo Déda. Eu sei o quanto ele acreditou uma vida inteira nesse bloco, o quanto ele foi fiel e teve duas pessoas fiéis ao lado dele, que foram Belivaldo e Jackson. Os dois o ajudaram a desenvolver o Estado. Sergipe deixou de ser o patinho feio dos estados, passou a competir, e é isso que todos queremos, que Sergipe continue marchando com a verdade”, afirmou Eliane.  

 

Mais Notícias de Política
Ronald Almeida/Divulgação
11/07/2025  19h22 Aracaju: Emília sanciona reforma da Previdência e reajuste salarial
Nova lei garante 3% de aumento, cria concurso para o AjuPrev e nomeia conselheiros
Luanna Pinheiro/CMA
10/07/2025  16h16 Vereadores aprovam por unanimidade reforma da previdência em Aracaju
Novo texto foi enviado após diálogo com sindicatos e garante ajustes à proposta original
Freepik
10/07/2025  06h00 Tarifas dos EUA devem derrubar preços e afetar setores estratégicos
Especialistas apontam chantagem de Trump em sanções contra o Brasil
Igor Matias/ASN
09/07/2025  23h07 Governo de Sergipe propõe reajuste de 10% para mais de 18 mil servidores
Divulgação
09/07/2025  23h01 Projeto aprovado na Câmara proíbe uso de animais em testes cosméticos
Texto será enviado à sanção presidencial

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado