Cultura e Esporte: conheça as propostas dos candidatos a prefeito de Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Cultura e Esporte: conheça as propostas dos candidatos a prefeito de Aracaju
Política 23/09/2016 16h15 |


Por Aline Aragão

O que torna um lugar inesquecível? Além das belezas naturais, os atrativos culturais que ele tem a oferecer: seja na culinária, nos costumes, no artesanato ou nas festas tradicionais. A cultura é a identidade de um povo e, por isso, é preciso cada vez mais fomentar as diferentes formas de expressão cultural da população, valorizando suas tradições e costumes.

Já o esporte tem um importante papel social principalmente para os jovens, na prevenção e combate ao uso de drogas. Nos últimos anos, Aracaju foi palco de grandes eventos esportivos, de nível nacional e internacional, e já mostrou que tem potencial não só para receber, mas para formar campeões. Estimular a prática esportiva e desenvolver mecanismos para que todos tenham acesso ao esporte é também pensar na qualidade de vida da população.

Os candidatos à prefeitura de Aracaju apresentam suas propostas de melhorias nestes setores. Confira, por ordem alfabética.

Dr. Emerson Ferreira (REDE Sustentabilidade)

O candidato pretende descentralizar e democratizar a distribuição e produção cultural, levar estruturas para a periferia de modo que as produções que lá já existem sejam apoiadas. Incentivar a formação de pontos de cultura integrados ao programa “Cultura Viva” do Ministério da Cultura, esse incentivo deve garantir que as periferias sejam prioritárias. (Re)Criação de espaços de cultura. Criar a Virada Cultural de Aracaju.

Aumentar a participação de crianças e adolescentes na prática esportiva; Aumentar a participação de atletas Aracajuanos nas seleções brasileiras dos diversos esportes; Aumentar as opções de lazer através do esporte com disponibilização de quadras desportivas, áreas para esportes radicais, campos de futebol, ciclovias, dentre outras; Integrar a atividade física com ações de saúde da família e em grupos específicos (idosos, diabéticos e outros) e estimular o empreendedorismo nas áreas de atividade física, saúde e esporte.

Edvaldo Nogueira (PCdoB)

Aderir ao Sistema Nacional de Cultura. Reestruturar a Funcaju. Criar o Conselho Municipal de Política Cultural. Instalar o processo de elaboração do Plano Municipal de Cultura, respeitando as identidades, especificidades e peculiaridades de cada região da cidade, ao mesmo tempo em que busque integrá-las num projeto articulado de Cultura. Criar o Fundo Municipal de Cultura. Promover a Bienal do Livro de Aracaju, como evento que evidencie a prática da leitura e da produção literária da cidade. Retomar as atividades do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira. Retomar o Projeto Verão, como evento cultural e turístico de visibilidade para Aracaju, e com previsão de edital para, no mínimo, 60% das atrações definidas.  Retomar o projeto Arte em Toda Parte,  Implantar o projeto A Orla é Nossa, que consistirá em domingos de Cultura e esporte nas três orlas da cidade (Atalaia, Pôr do Sol e Bairro Industrial).

Promover a inserção e ampliar a participação nos seguintes programas e ações do governo federal: Centro de Iniciação ao Esporte; Programa Segundo Tempo; Programa Esporte e Lazer da Cidade; Bolsa Atleta. Resgate dos grandes eventos realizados pela prefeitura de aracaju nas gestões de Déda e de Edvaldo:  Projeto Verão; Volta Ciclistica de Aracaju; Torneios de bairros

Instalar, em áreas de interesse social, Academias Abertas, com acesso livre da população e profissionais à disposição para prestar orientações aos usuários. Transformar Aracaju na Capital dos Esportes Náuticos, tirando proveito do potencial da cidade para exploração da prática desses esportes.

João Alves (DEM)

Democratizar e dar transparência aos processos decisórios, assegurando a participação social nas instâncias deliberativas da política cultural, implantando o Sistema Municipal de Cultura. Descentralizar as ações e equipamentos culturais para os bairros e áreas de risco social, considerando que Aracaju concentra na região central a maioria da oferta de bens culturais.

Promover políticas públicas articuladas e transversais para a proteção do patrimônio cultural e natural, reconhecendo-os como elo indispensável entre o passado, o futuro e o presente. Rever a política de privatização da cultura que vem sendo implantada paulatinamente tendo em vista a importância estratégica da cultura para o desenvolvimento social e econômico da cidade. Garantir acessibilidade das pessoas com deficiência aos eventos oferecidos pela Funcaju, assim como bibliotecas, serviços de turismos, parques, etc.

Aumentar a participação de crianças e adolescentes na prática esportiva. Aumentar as opções de lazer através do esporte com a disponibilização de quadras desportivas, áreas para esportes radicais, campos de futebol, ciclovias, dentre outras. Assegurar ampla participação dos portadores de necessidades especiais e garantir equipamentos adequados.

João Tarantella (PMN)

Queremos dinamizar a oferta de atrativos culturais e histórico de nossa cidade, atrelando-os às nossas belezas naturais e incrementando nossa oferta a nossos visitantes, inclusive com a criação de calendário de eventos no campo esportivo e cultural capazes de ampliar nosso já belo cartão de visitas. O turismo de negócios também será incentivado, buscando consolidar Aracaju como polo agregador de eventos nacionais e internacionais.

O artesanato será valorizado com destaque, favorecendo artesãos e empreendedores deste segmento. Garantir infraestrutura básica (calçamento, iluminação, sinalização) para que o turista possa se deslocar pela cidade com facilidade e segurança;

Capacitar trabalhadores da área para lidar com o turista, incluindo qualificação em cursos de línguas estrangeiras e preservação ambiental; Inserir as comunidades populares com grandes potenciais turístico-culturais em calendário e roteiro turístico da cidade, fortalecendo a economia dos bairros; Incentivar o turismo sustentável;

Valorizar os artistas locais, inserindo-os nos mais variados eventos promovidos no município; bem como contribuindo na divulgação de seu trabalho;

Serão priorizadas as localidades de maior vulnerabilidade social e que não contam com infraestrutura para a prática do esporte e lazer.  Implantação dos programas de esporte noturno nas praças com orientação e segurança manutenção e melhoria dos centros artísticos e culturais; Implantação do programa juventude livre dos vícios, que associado aos programas de segurança vai permitir ao jovem a pratica de esporte nos bairros e periferias do município; Implantar núcleo socioeducativos para as pessoas com deficiência;

Sônia Meire (PSOL)

Ampliar e fortalecer bibliotecas públicas, cinemas e teatros, museus, etc. que quando existem, são concentrados geograficamente no centro e na zona sul. Queremos estabelecer um conjunto de ações no setor cultural que permitam, ao mesmo tempo, a socialização do acervo acumulado pela sociedade, propiciando o acesso, para toda a população, a todos os bens culturais existentes e o fomento aos novos artistas, contribuindo para o desenvolvimento das potencialidades humanas e da cultura regional e nacional; Criar os Distritos Culturais – biblioteca, livraria, cinema, teatro, espaço para dança e exposições – para cada bairro da cidade. Lutar pela criação bem como apoiar emissoras de radio e TV comunitárias que sejam voltadas para a promoção da cultura; Apoiar a criação e expansão de museus interativos; Resgatar o acervo histórico (mapas, documentos, livros esgotados, prédios, etc.) da cidade; Estabelecer política de preservação do patrimônio histórico, artístico e arquitetônico da cidade.

Valadares Filho (PSB)

Criar a política municipal de cultura, com instrumentos legais e de gestão capazes de atender ao fomento da cultura; Criar o Sistema Municipal de Cultura, elaborar o Plano Municipal de Cultura, revisar a Lei do Conselho Municipal e implementar seu funcionamento, bem como o Fundo Municipal de Cultura; Retomar a realização do Fórum Municipal do Forró; Implementar Projeto Cinema nos Bairros e utilizar praças como espaços de propagação da cultura;

Ampliar e divulgar as atividades culturais desenvolvidas no Centro Digital, Centro Cultural Aracaju, entre outros, transformando a Escola Valdeci Teles em Escola de Formação Técnica de Artes e Cultura;

Criar campos de futebol e dotá-los de iluminação; Construir o Ginásio Municipal; Implantar 10 Academias da Cidade; Construir Escolas de Esporte nos bairros; Criar o Programa de Iniciação Esportiva, definindo polos nos bairros mais densos e com maior incidência de violência; Apoiar a formação de atletas para o esporte de alto rendimento, através da ampliação e fortalecimento do Programa Bolsa Atleta e da criação do Programa Passaporte do Atleta, para o esporte olímpico e não olímpico; Promover e atrair eventos esportivos nacionais e internacionais, mais importantes das diversas modalidades esportivas, incentivando o turismo.

Vera Lúcia (PSTU)

A candidata não apresentou propostas nessas áreas em seu plano de governo

Mais Notícias de Política
Reprodução/Instagram
22/08/2025  17h24 Malafaia pede a Moraes devolução do passaporte: “Não sou fujão”. Vídeo
Em vídeo publicado, o pastor afirma não ter medo da prisão nem de Moraes
Montagem F5 News
21/08/2025  15h00 Vereadores de Aracaju divergem em debate sobre operação contra Silas Malafaia
Enquanto vereadores expressam indignação e solidariedade ao pastor, outros defendem a investigação e reforçam que nenhum cidadão está acima da lei
Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados - Fonte: Agência Câmara de Notícias
21/08/2025  13h30 Saiba mais sobre o projeto de combate à exploração de crianças em redes sociais
Projeto do "ECA Digital" foi aprovado pela Câmara dos Deputados e segue para o Senado
Agência Brasil
21/08/2025  09h32 Câmara aprova projeto contra adultização de crianças nas redes sociais
Texto obriga plataformas a adotarem medidas contra crimes na internet
reprodução/redes sociais
20/08/2025  22h30 “Eu sou um líder religioso, não sou bandido”, diz Malafaia
Pastor teve celular apreendido pela PF e não pode deixar o país

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado