Deputada Ana Lúcia pede anulação de arguição a Susana | F5 News - Sergipe Atualizado

Deputada Ana Lúcia pede anulação de arguição a Susana
Segundo ela, regimento interno da Assembleia foi descumprido
Política 26/09/2012 21h00 |


 

A deputada Ana Lúcia Vieira (PT) defendeu na manhã desta quarta-feira, 26, que os deputados estaduais cumpram o regimento interno da Assembleia Legislativa e anulem a arguição feita à candidata à vaga de conselheira do Tribunal de Contas, deputada Suzana Azevedo (PSC), na segunda-feira, 24 – já que não foram comunicados da arguição os demais deputados que não compõe a referida comissão, o que fere o princípio democrático da publicidade.

Ana Lúcia também sugeriu que fosse anulada a reunião da segunda comissão especial para arguir o secretário de Educação Belivaldo Chagas, também candidato, onde ocorreu a mudança dos  membros que a compõe.

“Nós que criamos e aprovamos as leis que conduzem a sociedade sergipana precisamos obedecer ao regimento interno. Para o bem da sociedade nós temos que cumprir a lei”, observou.

A deputada leu parte do regulamento da Assembleia onde consta que a mesa diretora tem entre suas atribuições “tomar as providências necessárias para a regularidade dos trabalhos legislativos”.

“As comissões fazem parte do trabalho legislativo, então precisamos anular tudo o que aconteceu. E se precisar substituir algum membro, isso deve ser feito de acordo com o regimento. Não temos outra alternativa”, avaliou.

Para a deputada, nada justifica a não divulgação de reuniões tão importantes. “A Assembleia tem site, tem noticiário, tem uma agência de notícias que informa tudo que acontece aqui, mas nada disso foi divulgado previamente. Isso é um erro de procedimento grave, e mostra que o que falta a esta Casa é o espírito democrático que a gente cobra tanto de outras instituições”, criticou.

Comissões diferentes

Ana Lúcia também questionou o motivo de terem sido formadas duas comissões diferentes para sabatinar os candidatos para o mesmo cargo. “É a primeira vez que isso acontece aqui, porque formar duas comissões implica que elas façam relatórios diferentes e tenham parâmetros de avaliação distintos. Os critérios das duas comissões nunca serão os mesmos, porque cada parlamentar tem uma visão e uma forma de questionar”, apontou.

A deputada concluiu que os erros cometidos podem ser corrigidos sem que os deputados precisem entrar em conflito.

“O colegiado desta Casa precisa resolver todos estes problemas internamente, porque aqui ninguém tem que ter privilégios nem vantagens, nem oportunidades diferentes do outro. Esta Casa tem que ser democrática sim, e a democracia a gente constrói no debate, fazendo a análise e a crítica. Mas como temos uma cultura autoritária, a gente não gosta da crítica e nós temos que corrigir onde erramos. Então, em defesa da democracia nesta Casa e na nossa sociedade, precisamos anular os dois procedimentos”, pediu a parlamentar.

Mais Notícias de Política
Agência Sergipe
08/08/2025  17h23 Lula pede a senadores que não assinem pedido de impeachment de Moraes
Em discurso no Acre, presidente criticou motim de parlamentares
Cadu Pinotti/Agência Brasil
08/08/2025  09h45 Plano de contingência ao tarifaço deve sair até terça, diz Alckmin
Pacote de ajuda considerará variações dentro de um setor
Montagem F5 News
07/08/2025  16h03 Laércio Oliveira assina pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes
Com apoio de 41 senadores, oposição protocola medida no Senado e pressiona Davi Alcolumbre a dar andamento ao processo contra ministro do STF
Vinícius Schmidt/Metrópoles
07/08/2025  14h14 Impeachment de ministro do STF depende de 54 votos no Senado. Entenda
Número de assinaturas dentro do pedido é apenas simbólico
Hugo Barreto/Metrópoles
07/08/2025  13h47 Oposição desocupa Senado sem acordo para impeachment de Moraes
Motim no plenário tentou impedir julgamento de Bolsonaro no STF

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado