Deputada anuncia homenagens a afrodescendentes | F5 News - Sergipe Atualizado

Deputada anuncia homenagens a afrodescendentes
Política 09/11/2011 16h57 |


A deputada estadual Conceição Vieira anunciou na tribuna da Assembleia Legislativa a entrega da Medalha Abdias Nascimento a cinquenta personalidades no próximo dia 17. Segundo a parlamentar, a homenagem será feita a personalidades negras que se destacaram em vários segmentos da sociedade. “Abdias Nascimento é um ex-senador negro, nascido em Franca, São Paulo. É um grande estadista que no ano passado foi indicado para receber o Nobel da Paz”, observou.

Conceição Vieira destacou ainda em seu discurso a terceira Conferência Estadual de Políticas para Mulheres, realizada em Aracaju. A parlamentar disse que o encontro conta com a participação de mulheres da sociedade e que nele serão escolhidas delegadas para participar da Conferência Nacional, que acontece em Brasília, nos dias 12 e 15 de dezembro. A deputada disse que a convenção busca garantias e direitos, além da autonomia de trabalho para as mulheres.

“No próximo dia vinte se comemora o dia da consciência negra. A Unesco (Organização das Nações Unidas) declarou o ano de dois mil e onze como o ano internacional dos povos afro-descendentes e as homenagens acontecem em todos os países onde a população afrodescendente é expressiva”, comentou Conceição Vieira, lembrando que ocorrerão homenagens semelhantes na Bahia, com a presença da presidente Dilma Rousseff, e em Alagoas.

“Na segunda-feira não haverá expediente aqui na Assembleia, mas no dia dezessete faremos homenagens a afrodescendentes como Severo Dacelino”, afirmou a deputada, que convidou a população e os colegas deputados para a entrega de cinquenta placas a “negros que alcançaram seu espaço e cumprem seu papel na sociedade”.

Abdias Nascimento é Professor Emérito da Universidade do Estado de Nova Iorque e Doutor Honoris Causa pela Universidade de Brasília, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal da Bahia, Universidade do Estado da Bahia e Universidade Obafemi Awolowo, em Ilé Ifé, Nigéria. Nascido em Franca, SP, em 1914, atua no movimento social afro-brasileiro desde a década de 1920, quando protestou contra a exclusão de negros da Guarda Municipal de São Paulo. Participou da Frente Negra Brasileira nos anos 1930, e ajudou a organizar o Congresso Afro-Campineiro em 1938.

Mais Notícias de Política
China Tom
19/08/2025  16h16 CPI do Natal Iluminado inicia investigando R$ 10 milhões de decoração em Aracaju
Câmara aprova quatro requerimentos para obter documentos e informações de Emsurb, Setur, Semfaz e CGM sobre contrato de 2024
Luanna Pinheiro/CMA
18/08/2025  17h14 CPI da SMTT inicia investigação sobre R$ 135 milhões em multas de trânsito
Seis requerimentos foram aprovados para detalhar arrecadação, destinação e fiscalização dos recursos entre 2017 e 2024
Divulgação
18/08/2025  10h52 TRE mantém posse do prefeito eleito de Capela até decisão final do TSE
O processo teve início durante o pleito de 2024
Marcelo Camargo/Agência Brasil
17/08/2025  09h59 “Adultização”: entenda projeto que pode ter urgência votada na Câmara
Projeto de Lei nº 2.628/2022 prevê que as plataformas devem garantir a proteção de crianças e adolescentes
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES
15/08/2025  17h49 Rito do julgamento de Bolsonaro e aliados no STF deve durar cinco dias
Condenação ou absolvição precisa de 3 dos 5 votos da Primeira Turma

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado