Deputado apresenta PL visando interiorização do gás natural
Política 24/02/2015 16h13 |O deputado estadual Gustinho Ribeiro (PSD) apresentou, na manhã desta terça-feira, dia 24, a indicação de nº 11/2014 que solicita ao Governo do Estado e a Sergipe Gás S/A (SERGAS) que viabilizem a interiorização do gás natural em todas as regiões do estado. Para o deputado, isso atrairá indústrias para os municípios, gerando milhares de empregos.
“Eu tenho convicção que essa é uma fonte de energia limpa, que preserva o meio ambiente e garante desenvolvimento em nosso estado. Com a instalação de novas indústrias em nosso estado teremos a geração de milhares de empregos. Temos feito alguns estudos e algumas pesquisas que constataram que esse sistema custa muito menos que o gasoduto convencional. O gasoduto para a cidade de Itabaiana, por exemplo, fica em torno de R$ 40 milhões. Nesse sistema custa em torno de R$ 3 milhões. É um investimento relativamente baixo se comparado ao gasoduto convencional. É uma tecnologia que foi desenvolvida na Argentina e São Paulo já está usando essa tecnologia em diversas cidades do interior”.
Segundo Gustinho, foram feitas visitas a cidades do interior de São Paulo que já utilizam esse recurso. Ele ainda explicou como é feito todo o processo de distribuição de gás. “Os especialistas da área chamam de “gasoduto virtual. Seria criada uma base em algum município que já tenha o gasoduto convencional, o gás seria extraído do sistema convencional, comprimido em uma base de distribuição e a partir daí veículos apropriados distribuiriam para todo interior do estado”.
Gustinho observou que muitos municípios possuem indústrias e precisam dessa energia, mas existem dificuldades de indústrias não se instalarem por conta da proximidade do gás convencional. “O município de Lagarto e toda aquela região tem um potencial muito grande do ponto de vista industrial. Eu já conversei com o governador Jackson Barreto, ele demonstrou interesse tendo em vista o baixo investimento que será feito e um grande alcance social e econômico que um projeto como esse trás para o nosso estado. Estamos falando de colocar gás natural em todo o estado com o preço que é vendido na capital. Todos sabem que quando se tem gás natural é um atrativo para que as indústrias se instalem”.


A mudança ocorre devido ao início da reforma estrutural do Centro Administrativo

Emília Corrêa defende garantias individuais

Recursos fortalecem saúde, esporte, infraestrutura em dezenas de municípios

Ele afirmou que nunca pensou em sair do país ou se asilar em embaixada

Padilha inaugura serviços no HAIL, entrega ambulâncias e visita obras do Hospital do Câncer