Deputado quer unificar eleições | F5 News - Sergipe Atualizado

Deputado quer unificar eleições
Política 04/12/2012 18h51 |


O deputado estadual Antônio dos Santos (PSC) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã de hoje (4), para defender a unificação das eleições no Brasil. O parlamentar argumenta que os gastos para a Justiça Eleitoral, a cada dois anos, são exorbitantes e parte desse montante poderia ser investido em outras áreas como Saúde e Educação. O parlamentar também defendeu que o governo federal tenha um percentual determinado pela Constituição para retirar de sua arrecadação com impostos e investir em Saúde Pública.

Ao iniciar seu pronunciamento, Antônio dos Santos disse que participou da reunião da diretoria da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais) em Brasília (DF). “Foram tratados alguns temas interessantes que dizem respeito a ações estratégicas do nosso País, mas me chamou a atenção a proposta de unificação das eleições. O Brasil está padecendo com as eleições a cada dois anos. Em 2008 o custo das eleições municipais para a Justiça Eleitoral foi de R$ 708 milhões. Esse ano as eleições custaram R$ 1,050 bilhão. Enquanto isso, outras áreas importantes como Educação e Saúde padecem de investimentos”.

Antônio dos Santos disse que esta é uma discussão que vem “ganhando corpo” no Congresso Nacional. “O presidente da Câmara Federal, Marcos Maia (PT/RS), tem colocado esse tema terá tem que ser prioridade na Casa. O Brasil é um País de ampla dimensão, com mais de 5,5 mil municípios. Estamos pensando em fazer uma grande economia. Sem contar que a gente via otimizar o processo com o eleito do Executivo passando três anos e meio focado apenas na sua administração, se preocupações com alianças e coligações”.

Antônio dos Santos explicou ainda que foi formada uma Comissão de Parlamentares para discutir a questão e que o deputado Venâncio Fonseca (PP), membro da Executiva da Unale, lhe indicou para compô-la como representante de Sergipe. “A princípio foi feita uma sugestão para a coleta de assinaturas em todo o Brasil. Se cada deputado estadual em sua Assembleia Legislativa conseguir colher mil assinaturas, isso fortalece a apresentação de uma emenda popular no Congresso Nacional”.

“Vai ser o fim do trampolim político. Não houve nem a diplomação dos eleitos e 20% deles já estão em campanha para deputado! Vamos unificar para acabar com o trampolim. Os recursos podem ser canalizados para a Saúde. Vamos pegar os kits destas listas e espero contar com o apoio dos meus pares aqui na AL”, acrescentou o deputado.

 

Saúde

Antônio dos Santos também defendeu que o governo federal tenha um percentual determinado pela Constituição para retirar de sua arrecadação com impostos e investir em Saúde Pública. “Os Estados têm que repassar 12% de sua arrecadação para a Saúde, os Municípios 15% e a União não tem compromisso constitucional. Há um projeto para que o governo federal repasse 10%, mas ele foi rejeitado. Temos que nos mobilizar porque a Unale entende que os Estados e municípios brasileiros não estão dando conta da Saúde. É preciso que haja também um bom senso das pessoas para evitar que nossos hospitais não fiquem abarrotados e aumentem os custos”.

Da Agência Alese

Mais Notícias de Política
Agência Sergipe
08/08/2025  17h23 Lula pede a senadores que não assinem pedido de impeachment de Moraes
Em discurso no Acre, presidente criticou motim de parlamentares
Cadu Pinotti/Agência Brasil
08/08/2025  09h45 Plano de contingência ao tarifaço deve sair até terça, diz Alckmin
Pacote de ajuda considerará variações dentro de um setor
Montagem F5 News
07/08/2025  16h03 Laércio Oliveira assina pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes
Com apoio de 41 senadores, oposição protocola medida no Senado e pressiona Davi Alcolumbre a dar andamento ao processo contra ministro do STF
Vinícius Schmidt/Metrópoles
07/08/2025  14h14 Impeachment de ministro do STF depende de 54 votos no Senado. Entenda
Número de assinaturas dentro do pedido é apenas simbólico
Hugo Barreto/Metrópoles
07/08/2025  13h47 Oposição desocupa Senado sem acordo para impeachment de Moraes
Motim no plenário tentou impedir julgamento de Bolsonaro no STF

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado