Deputados federais sergipanos declaram apoio à PEC dos Jornalistas | F5 News - Sergipe Atualizado

Deputados federais sergipanos declaram apoio à PEC dos Jornalistas
Política 16/03/2015 15h00 |


A Proposta de Emenda à Constituição (PEC), de autoria do senador sergipano Antônio Carlos Valadares (PSB), que restabelece a obrigatoriedade do Diploma de Jornalista para exercer a profissão, deve ser votada na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira dia 17.

Para obter o apoio da bancada sergipana, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Sergipe (SINDIJOR-SE) mobilizou a categoria e confirmou o compromisso dos deputados federais com a PEC 206, mais conhecida por PEC dos Jornalistas.

Em contato com o SINDIJOR, os oito deputados federais por Sergipe já declararam apoio à proposta e assumiram, também, o compromisso de conversar com os parlamentares de seus respectivos partidos para abraçar a causa dos profissionais da imprensa.

De acordo com o presidente do SINDIJOR-SE, Paulo Sousa, o apoio dos deputados sergipanos à PEC dos Jornalistas é a demonstração de respeito a uma profissão que exige conhecimentos, ética e compromisso com a democracia.

“Esse compromisso assumido pelos nossos deputados federais é a demonstração do respeito que eles têm com a nossa profissão, com os nossos jornalistas, mais principalmente com a sociedade que terá a garantia de um Jornalismo feito por pessoas qualificadas e comprometidas com a ética, os direitos humanos e a democracia”, enfatiza Paulo Sousa, acrescentando que a categoria agradece o apoio de cada parlamentar.

“Em nome de todos os jornalistas profissionais de Sergipe, nós agradecemos, desde já, a manifestação de apoio de todos os deputados sergipanos. Todos eles, sem exceção, reconhecem a importância da qualificação profissional e da importância que tem o jornalista na sociedade”, conclui.

Declararam apoio à PEC dos Jornalistas os seguintes deputados federais: André Moura (PSC), Adelson Barreto (PTB), Fábio Reis (PMDB), Fábio Mitidieri (PSD), João Daniel (PT), Jony Marcos (PRB), Laércio Oliveira (Solidariedade) e Valadares Filho (PSB).

Para ser aprovada, a PEC precisa de pelo menos 308 votos dos 513 deputados federais. A expectativa, segundo pesquisa da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), é que a matéria obtenha pelo menos 350 votos. No Senado, a PEC foi aprovada por maioria absoluta, tendo apenas 7 votos contrários no 1º turno e 4 no 2º turno de votação.

A PEC reconhece os direitos adquiridos das pessoas que já atuam na área e possuem registro e reconhecimento junto aos órgãos de fiscalização, como também não exige diploma para o colaborador, assim entendido aquele que, sem relação de emprego, produz trabalho de natureza técnica, científica ou cultural, relacionado com a sua especialização.

Mais Notícias de Política
Hugo Barreto/Metrópoles
10/09/2025  17h57 Ministro de Lula reage a voto de Fux: “Está fazendo comício”
Ministros de Lula e petistas dizem não ter se surpreendido com voto de Fux
China Tom
10/09/2025  16h53 Câmara de Aracaju discute transferência da Zona de Expansão para São Cristóvão
Vereadores alertam sobre impactos para moradores e serviços públicos após decisão do STF
Freepik/Ilustrativa
10/09/2025  14h25 Vereador sugere técnicos de enfermagem em escolas de Aracaju
Levi Oliveira (PP) também pede ampliação de unidades em tempo integral nos bairros
 Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
10/09/2025  12h05 Fux vota para anular ação penal sobre golpe por cerceamento de defesa
Ministro divergiu de Moraes e Dino em questões preliminares
 Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
10/09/2025  09h45 Fux é o terceiro a votar em nova sessão de julgamento de Bolsonaro
Primeira Turma retoma trabalhos nesta quarta-feira

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado