Diretório Nacional libera chapa do PMDB com PT e PCdoB em Sergipe | F5 News - Sergipe Atualizado

Diretório Nacional libera chapa do PMDB com PT e PCdoB em Sergipe
Em Sergipe, aliança estava sacramentada desde junho
Política 12/07/2016 18h45 |


Da Redação

O Diretório Nacional do PMDB decidiu, nesta terça-feira (12), que os diretórios municipais do partido estão liberados para compor chapa com o PT e PCdoB. A decisão surgiu em reunião do presidente em exercício do PMDB, senador Romero Jucá (RR), com os representantes dos diretórios estaduais em Brasília.

Os partidos entraram em rota de colisão após o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT) e a ascensão de Michel Temer (PMDB) ao posto de presidente interino. Contudo, em Aracaju, a aliança foi sacramentada no final de junho com a oficialização do apoio do governador Jackson Barreto (PMDB) ao pré-candidato Edvaldo Nogueira (PCdoB).

Durante o encontro foi definido que a Executiva Nacional da legenda seguirá a decisão unânime dos diretórios estaduais e respeitará as coligações locais. Entretanto, o presidente ressaltou a importância do partido ter candidatos próprios na maioria dos municípios, sobretudo as capitais e cidades de médio porte. “Os peemedebistas terão que usar a experiência das eleições de 2016 para planejar e lutar pela vitória do Partido nas eleições presidenciais”, antecipou Jucá.

O presidente do PMDB em Sergipe, João Augusto Gama, disse em entrevista à Rádio Cultura, na tarde desta terça, que o encaminhamento já era esperado e foi confirmado depois que ele destacou o êxito que a chapa vem obtendo na capital sergipana.  Os três partidos estão unidos em Sergipe desde 2006, quando o petista Marcelo Déda (1960-2013) foi eleito governador. “Não chegamos a imaginar a hipótese de só ter uma chapa proporcional. Já esperávamos essa decisão porque contatos já tinham sido feitos com integrantes do diretório nacional”, afirmou.

Apesar de caminharem juntos nas Eleições de outubro, os peemedebistas sergipanos devem trabalhar pela manutenção do mandato de Temer. Segundo Gama, em sua ótica, o retorno de Dilma ao comando do país é uma situação inviável e que não conta com o seu apoio particular. “É fato notório que não haverá reversão nesse quadro atual, o vice-presidente deve ser mantido no governo”, afirmou. 

Mais Notícias de Política
Marcelo Camargo/Agência Brasil
17/08/2025  09h59 “Adultização”: entenda projeto que pode ter urgência votada na Câmara
Projeto de Lei nº 2.628/2022 prevê que as plataformas devem garantir a proteção de crianças e adolescentes
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES
15/08/2025  17h49 Rito do julgamento de Bolsonaro e aliados no STF deve durar cinco dias
Condenação ou absolvição precisa de 3 dos 5 votos da Primeira Turma
Reprodução/CNN
15/08/2025  15h48 Trump e Putin desembarcam no Alasca para discutir guerra na Ucrânia
Eles se reúnem no Alasca para discutir cessar-fogo na Ucrânia e relação EUA-Rússia
 Vinicius Schmidt/Metrópoles
15/08/2025  14h33 Motta envia ao Conselho de Ética pedidos de cassação de Eduardo
No total, foram quatro representações: três do PT e uma do PSol
Luanna Pinheiro / CMA
15/08/2025  11h14 Câmara de Aracaju marca reuniões das CPIs da SMTT e do Natal Iluminado
Encontros acontecerão na próxima segunda (18) e na quarta-feira (13)

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado