Dr. Agnaldo assume saúde de Aracaju querendo eficiência e diálogo
João dá carta branca ao novo secretário e diz que posse traz esperança Política 11/03/2016 12h45 |Por Will Rodrigues e Fernanda Araujo
O novo secretário da Saúde de Aracaju, Agnaldo Feitosa, foi empossado nesta sexta-feira (11) prometendo uma gestão voltada para os mais pobres e de diálogo com os servidores. O gestor foi a solução caseira encontrada pelo prefeito João Alves Filho (DEM) para assumir uma das pastas que já teve outros quatro nomes à frente e é considerada uma das problemáticas de sua gestão. Agnaldo chega com a confiança não só do prefeito, mas também de toda a base aliada do governo, que acredita ter sido uma escola acertada já que se trata de um médico.
Para o novo secretário, o maior desafio será gerir os recursos da saúde – reduzidos por conta da crise econômica -, sem comprometer a prestação do serviço. Agnaldo entende que a demanda aumentou nos últimos meses e nos próximos 60 dias vai se debruçar sobre a rede básica de saúde para avaliar a possibilidade de ampliação da oferta de serviços.
“Sabemos do déficit financeiro que a secretária enfrenta e aliado a isso teve aumento da ‘susdependência’, pessoas perderam seus empregos, ficaram sem planos de saúde e precisam mais do atendimento público, por isso, o SUS Aracaju será nossa prioridade; mesmo com poucos recursos, vamos dar atenção aos mais pobres e mais carentes, que realmente precisam”, afirma Feitosa.
Agnaldo substitui Luciano Paz, que após passar pelas Finanças e pela Saúde de Aracaju, pediu afastamento por conta de divergências com os médicos que trabalham no Município. O novo secretário acredita que, como é um profissional da saúde, tem legitimidade e abertura para buscar novos entendimentos que atendam às demandas das categorias e garantam a manutenção do atendimento à população.
“Vamos trabalhar pela melhoria das condições de trabalho para que os profissionais sejam mais eficientes. Tenho tranquilidade para dizer que teremos uma interlocução facilitada porque conheço a parte técnica da categoria e tenho dever de dialogar com todos”, acrescenta o secretário.
O prefeito de Aracaju corrobora o objetivo do novo secretário e disse que o seu perfil de compromisso com os mais carentes motivou a escolha. Segundo João Alves, é também uma forma de homenagear a Câmara de Vereadores. “Essa escolha é uma homenagem ao bom senso, mostra nossa vontade de trabalhar pelos mais humildes. Agnaldo é um homem devotado aos mais pobres e sua posse abre a esperança de uma mudança profunda na Saúde porque ele está assumindo com carta branca”, observa.
Fotos: Fernanda Araujo/F5 News


Em discurso no Acre, presidente criticou motim de parlamentares

Pacote de ajuda considerará variações dentro de um setor

Com apoio de 41 senadores, oposição protocola medida no Senado e pressiona Davi Alcolumbre a dar andamento ao processo contra ministro do STF

Número de assinaturas dentro do pedido é apenas simbólico

Motim no plenário tentou impedir julgamento de Bolsonaro no STF