Eduardo Amorim destaca Dia Internacional da Síndrome de Down
Política 21/03/2013 16h50 |O senador Eduardo Amorim (PSC-SE) destacou em suas redes sociais o Dia Internacional da Síndrome de Down comemorado nesta quinta-feira, 21. Segundo ele, o Brasil tem hoje mais de 25 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, isso representa 15% da população. “Nosso mandato conta com propostas de inclusão e acesso ao mercado de trabalho. Nas audiências públicas mostramos o quanto, ainda, um número expressivo de brasileiros não são devidamente atendidos”, disse o senador.
A data, que foi instituída em 2006, ficou conhecida no ano passado, quando uma série de eventos foram realizadas em todo Brasil. A Câmara, por exemplo, promoveu este ano a abertura das exposições “Direito e Trabalho: Tenho Síndrome de Down e Sou Profissional” e “Asas e Flores”. As pinturas e fotos expostas foram todas feitas por portadores da síndrome. Entre os expositores estão os artistas Tonico Araújo, Melina Pedroso, Paloma Rodrigues, Susana Lyra, Lúcio Piantino e a fotógrafa Jéssica Mendes de Figueiredo.
Acesso ao trabalho
Profissionais das áreas de literatura, educação e esporte, todos portadores da síndrome, estiveram presentes na cerimônia. Entre eles, a escritora Liane Collares, autora do livro "Liane, Mulher como Todas", e os atletas Guedes Brito, Jorge Augusto Oliveira Farias, Luhan Lucas Alves Franco Fernandes e Thiago André Lopes Carvalho.
O direito a trabalhar em ambientes abertos, inclusivos e acessíveis está garantido no artigo 27 da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da qual o Brasil é signatário. Para que isso aconteça, são imprescindíveis a estimulação precoce, o acesso à educação, a atenção médica adequada, o apoio à vida laboral independente e, sobretudo, a participação da comunidade. Este ano o Brasil tem muitos avanços a comemorar e pode dar um belo exemplo ao resto do mundo. Entre eles o aumento do número de matrícula de crianças com Síndrome de Down incluídas na rede regular de ensino, junto com todas as outras crianças
Da assessoria do senador


Conflito ocorreu durante votação para escolha da nova direção do partido

PED que escolheu as lideranças municipais e estaduais aconteceu neste domingo (6)

Bloco quer governança global da tecnologia liderada pela ONU

Presidente da Câmara declarou que narrativa de que Congresso protege ricos em detrimento dos pobres é falsa

O projeto prevê acordo individual escrito entre o empregador e o empregado, respeitada a legislação municipal