Eleições: Aracaju deve ser única capital com PMDB e PT na mesma chapa
Política 28/06/2016 08h20 |Da Redação
Aracaju deve ser a única capital do país em que PMDB e PT vão dividir a mesma chapa nas eleições de outubro, segundo informações do jornal Folha de São Paulo. Os partidos entraram em rota de colisão após o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT) e a ascensão de Michel Temer (PMDB) ao posto de presidente interino. Contudo, na capital sergipana, a aliança foi sacramentada nessa segunda-feira (27) com a oficialização do apoio do governador Jackson Barreto (PMDB) ao pré-candidato Edvaldo Nogueira (PCdoB).
O PT indicará o candidato a vice-prefeito até o dia 6 de julho, mas nos bastidores já há um consenso de que a ex-primeira-dama Eliane Aquino deve compor a chapa de centro-esquerda. Os três partidos estão unidos em Sergipe desde 2006, quando o petista Marcelo Déda (1960-2013) foi eleito governador.
Segundo o pré-candidato Edvaldo Nogueira, mesmo sendo oposição ao governo Temer, o PCdoB vai respeitar a decisão local. "Não há nenhum veto a alianças com o PMDB. E neste caso, especificamente, é uma aliança natural já que o governador não apoiou o impeachment e tem uma trajetória de esquerda", disse Nogueira.
No anúncio da adesão à candidatura de Edvaldo Nogueira, o governador peemedebista afirmou que o partido optou pelo apoio ao PCdoB em nome da manutenção da aliança firmada há dez anos. O acordo incluiu a retirada da pré-candidatura do ex-secretário estadual Zezinho Sobral (PMDB). Como contrapartida, ficou acertado que o PMDB indicará o candidato à sucessão de Jackson Barreto nas eleições de 2018 e terá o apoio de PT e PCdoB.
Edvaldo Nogueira - que já foi prefeito de Aracaju entre 2006 e 2012- deve enfrentar nas urnas o atual prefeito João Alves (DEM), candidato a reeleição, o deputado federal Valadares Filho (PSB), e a professora Sônia Meira (PSOL).
*Com informações da FolhaPress


Projeto de Lei nº 2.628/2022 prevê que as plataformas devem garantir a proteção de crianças e adolescentes

Condenação ou absolvição precisa de 3 dos 5 votos da Primeira Turma

Eles se reúnem no Alasca para discutir cessar-fogo na Ucrânia e relação EUA-Rússia

No total, foram quatro representações: três do PT e uma do PSol

Encontros acontecerão na próxima segunda (18) e na quarta-feira (13)