Empecilho para não apoiar JB é a presença do PT na chapa, diz Porto
Política 26/06/2014 14h20 |Por Fernanda Araujo
O apoio do prefeito de Aracaju, João Alves (DEM), ao grupo Amorim (PSC) na eleição desse ano já é dado como certo por quase toda a imprensa sergipana, apesar de que próprio ainda deve se posicionar oficialmente sobre o assunto nesta sexta-feira (27). A complicação é que alguns setores da imprensa ventilam a informação de que os Democratas estariam rachados tanto na capital quanto no interior, uma vez que parte dos componentes do grupo deseja uma aliança do prefeito com o governador Jackson Barreto – aliança defendida também pela filha de João Alves, jornalista Ana Alves, e pelo seu esposo o deputado federal, Mendonça Prado.
Por falar em Mendonça, este disse nas entrelinhas em coletiva de imprensa – comemoração dos 25 anos dele na política –, ontem à noite, que não caminharia ao lado do sogro se este apoiasse Amorim, o que pode prejudicar a sua candidatura/reeleição diante da composição realizada pelo DEM. Na coletiva o deputado afirmou estar mobilizando sua assessoria jurídica para estudar a situação e que vai seguir as suas convicções, preferindo passar por dificuldades ao invés de apoiar um projeto que acredita ser péssimo para o Estado de Sergipe.
O vereador e presidente da Câmara de Vereadores, Vinícius Porto, afirmou a F5 News que vai aguardar o posicionamento do líder, e que seguirá fielmente o que for determinado. Declarou ainda que não cogita aliança com o PMDB, nada contra o atual governador Jackson Barreto, mas o grande empecilho foi a presença do PT na sua chapa, quando JB declarou apoio à atual presidente do país, Dilma Rousseff.
“O que me deixa satisfeito e tranquilo é que todas as siglas partidárias, tanto aliados do senador Eduardo Amorim, quanto do governador Jackson Barreto, todas gostariam de ter João Alves como seu aliado. Isso mostra que nós estamos no caminho certo, estamos desempenhando um grande trabalho aqui em Aracaju, porque se não estivéssemos ninguém iria querer estar ao nosso lado. Isso mostra cada vez mais o fortalecimento do nosso partido em todo estado. O PT tem candidato a presidente que vai disputar contra o nosso candidato, que é Aécio Neves (PSDB), e não é possível a gente estar aqui aliado do PT e a nível federal contra o PT. Nosso partido é um partido diferente dos outros, pois tem um posicionamento linear. Se ele é aliado aqui do PSDB, a nível federal temos que nos aliar também. A população não iria ficar satisfeita com relação a isso”, argumenta.
Ainda de acordo com o democrata, por conta da liderança do PT o prefeito teve dificuldades de conseguir viabilizar algumas ações e projetos junto aos ministérios para Aracaju, e infelizmente isso inviabilizou alguns projetos. Vinícius Porto canta vitória reverberando a certeza de no próximo ano ter um presidente da República aliado do partido para beneficiar diretamente a população aracajuana. Questionado se há rachaduras no grupo democrata, ele declara que 90% do partido gostaria que o DEM se aliasse ao senador Amorim.
“Acredito que sendo essa a noticia que o prefeito for dar, a maioria esmagadora do partido vai estar satisfeita. O prefeito fez o que deve ser feito. O prazo final é dia 30. Se temos esse prazo, pra que antecipar? Tudo foi discutido, avaliado, o prefeito ouviu os projetos dos candidatos, como ele diz, ficou rouco de tanto ouvir. O candidato que for anunciado com apoio de João Alves vai conseguir aglutinar toda a força política dos Democratas, do PSDB, do PPS. No estado todo vai refletir positivamente a adesão do prefeito João Alves a essa candidatura”.
Sobre as declarações do deputado federal Mendonça Prado ele afirmou: “sabemos da questão pessoal que existe entre o deputado e senador (Eduardo Amorim), mas isso deverá ser avaliado pelo partido, mas torço muito pela vitória do deputado Mendonça Prado, pois ele representa muito bem nosso estado. É um jovem político que ainda dará muitos frutos ao estado. Torço pelo sucesso dele nas próximas eleições”.
Apesar de não ser democrata, mas ligado ao grupo, o pastor Roberto Moraes (SDD), acredita ser difícil o prefeito não apoiar os Amorim, já que tem amizade longa com Aécio Neves, que conta com o seu apoio. Além disso, ele não vê como racha a suposta divergência de opiniões entre o grupo do DEM. “Elogio a atitude de João Alves Filho no sentido de que é alguém que na prática vive o espírito público, ouve, entende, permite que os seus correligionários, os seus liderados, mas não manobrados, possam expor sua opinião. Vejo como uma forma de mostrar para a sociedade que há realmente a possibilidade de mostrar seu ponto de vista tendo o respeito de seu líder maior”.
Matéria relacionada
Jackson teme João Alves e joga em rosto: derrotou ele e Albano juntos


Nova lei garante 3% de aumento, cria concurso para o AjuPrev e nomeia conselheiros

Novo texto foi enviado após diálogo com sindicatos e garante ajustes à proposta original

Especialistas apontam chantagem de Trump em sanções contra o Brasil


Texto será enviado à sanção presidencial