F5 News publica série sobre mudanças nas regras eleitorais
Política 07/06/2016 09h30 |Por Will Rodriguez
Em outubro deste ano os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher aqueles que vão administrar os mais de cinco mil municípios do país pelos próximos quatro anos.
Esta semana, F5 News apresenta as principais mudanças nas regras eleitorais que já estão em vigor para o pleito 2016. Em cada matéria, o analista do Tribunal Regional Eleitoral em Sergipe (TRE/SE) Marcelo Gerard explica as alterações aprovadas na reforma eleitoral de 2015. Ele salienta a importância do engajamento de cada cidadão. “A Justiça Eleitoral faz o planejamento e execução, mas no final das contas, é o cidadão que faz a eleição. É ele quem trabalha como voluntário e, por isso, tem uma responsabilidade muito importante que é a de fiscalizar o próprio pleito”, afirma.
Gerard esclarece como cada eleitor pode proceder se flagrar uma situação que desrespeite a lei eleitoral vigente. “O cidadão também tem o dever de fiscalizar o pleito, seja no seu bairro, no seu trabalho, onde ele estiver. Se verificar uma propaganda irregular, uma atitude irregular dos candidatos e partidos, como por exemplo a tentativa de compra de voto, distribuição de material proibido visando a troca pelo voto, deve denunciar ao Ministério Público para que haja apuração e possível punição contra essas pessoas que atuam contra a democracia”, orienta.
Entre as mudanças, vão ser explicadas as novas configurações sobre a filiação partidária, a duração da campanha, a propaganda eleitoral, a prestação de contas e também sobre a conduta do eleitor. Nesta terça-feira, você confere um perfil do eleitorado sergipano.


Condenação ou absolvição precisa de 3 dos 5 votos da Primeira Turma

Eles se reúnem no Alasca para discutir cessar-fogo na Ucrânia e relação EUA-Rússia

No total, foram quatro representações: três do PT e uma do PSol

Encontros acontecerão na próxima segunda (18) e na quarta-feira (13)

Investigações apuram uso de recursos de multas de trânsito e da COSIP