Gilmar pede respeito e irrita Gualberto | F5 News - Sergipe Atualizado

Gilmar pede respeito e irrita Gualberto
“Não vou ouvir calado. Fale a verdade", reclama deputado petista
Política 05/12/2012 14h46 |


Por Joedson Telles  

Após ouvir as declarações do deputado Francisco Gualberto (PT), que acusou o senador Eduardo Amorim (PSC) de orientar os deputados estaduais a derrubar o Proinveste, nesta quarta-feira 5, o deputado estadual do PR, Gilmar Carvalho (foto), solicitou um ‘pela ordem’ para responder ao colega, durante a sessão. No momento em que iniciou sua fala e disse ao parlamentar petista que ele precisaria respeitar os colegas de parlamento, porém, Gilmar foi interrompido por Gualberto, que mesmo sem estar com a palavra, bradou. “Diga onde está o desrespeito?”

Lembrado pela presidente da Casa, deputada Angélica Guimarães (PSC), que a palavra estava com o deputado Gilmar, Gualberto prosseguiu. “Acusação vaga aqui, não aceito. A senhora conduza. Peça que ele retire a frase. Não desrespeitei ele. Ele não pode afirmar que eu o desrespeitei, sem eu desrespeitar e a senhora calada ouvindo. Não vou ouvir calado. Fale a verdade”, disse Gualberto, visivelmente irritado .        

Gilmar Carvalho, por sua vez, observou que ouviu o colega calado e que não é mentiroso. “Quando eu disse que o deputado Gualberto, meu companheiro de parlamento, meu amigo, meu irmão, que aprendemos a nos conhecer nesta casa, precisa respeitar os companheiros não disse que vossa excelência quis desrespeitar. Mas estou afirmando que desrespeitou. E vou dizer como”, prometeu Gilmar, sendo interrompido outra vez. “Não é verdade. Eu não aceito”, bradou pela segunda vez Gualberto. A presidente, mais uma vez, lembrou ao parlamentar que a palavra estava com Gilmar Carvalho, e solicitou que o som do microfone de Gualberto fosse cortado.

Mesmo sem o microfone aberto, Gualberto, que a esta altura já estava de pé, advertiu Gilmar Carvalho para falar a verdade. “Conclua falando a verdade, porque se não eu não vou deixar. A meu respeito, não”, insistia, mesmo com os apelos da presidenta para que ele tivesse calma. “Desrespeitar? Quem é você? Robô de Amorim?”, indagou Gualberto, tentando se aproximar de Gilmar Carvalho, mas sendo contido por deputados que estavam entre os dois parlamentares. 

Quando, finalmente, Gilmar conseguiu voltar a falar, afirmou para Gualberto que não reza pela missa de Amorim. “Vossa excelência diz que não deve nada a Amorim. Eu também não. Comecei levando feira de madames na frente do G.barbosa, em Itabaiana. E cheguei aqui (Alese) vendendo picolé no presidente Médici (estádio de futebol de Itabaiana). Não cheguei pelas mãos de Amorim. Como não rezei a missa de João. De Almeida Lima (Gilmar trabalhou nas rádios dos dois políticos). Só faço o que minha consciência determina”, disse.

Mais Notícias de Política
Agência Sergipe
08/08/2025  17h23 Lula pede a senadores que não assinem pedido de impeachment de Moraes
Em discurso no Acre, presidente criticou motim de parlamentares
Cadu Pinotti/Agência Brasil
08/08/2025  09h45 Plano de contingência ao tarifaço deve sair até terça, diz Alckmin
Pacote de ajuda considerará variações dentro de um setor
Montagem F5 News
07/08/2025  16h03 Laércio Oliveira assina pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes
Com apoio de 41 senadores, oposição protocola medida no Senado e pressiona Davi Alcolumbre a dar andamento ao processo contra ministro do STF
Vinícius Schmidt/Metrópoles
07/08/2025  14h14 Impeachment de ministro do STF depende de 54 votos no Senado. Entenda
Número de assinaturas dentro do pedido é apenas simbólico
Hugo Barreto/Metrópoles
07/08/2025  13h47 Oposição desocupa Senado sem acordo para impeachment de Moraes
Motim no plenário tentou impedir julgamento de Bolsonaro no STF

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado