Jackson Barreto e Belivaldo Chagas tornaram posse em cerimônia na Ales
Política 01/01/2015 15h58 |De origem humilde, é junto à população carente que Jackson Barreto se reconhece como homem público e cidadão. Na manhã desta quinta-feira, 1°, Jackson e Belivaldo Chagas tomaram posse na Assembleia Legislativa para o mandato que exercerão até dezembro de 2018. Durante a cerimônia e pronunciamento no Palácio Museu Olímpio Campos, a ASN conversou com lideranças políticas e populares que acompanharam as solenidades para saber o que eles esperam da gestão que se inicia na quinta-feira, dia 1°.
José Pereira Chaves, membro do diretório do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra em Sergipe (MST), reuniu agricultores e militantes de São Cristóvão, Santo Amaro e Itaporanga para assistir à solenidade. “O governo faz uma política fundiária e a expectativa, com a nomeação de Esmeraldo Silva, é positiva. Hoje, Sergipe tem cerca de 18 mil famílias assentadas. Acompanhar a posse do governador é um importante para os sergipanos porque renovamos nossa esperança em melhorias para a população mais carente”.
Para Guiomar Silva Correia, professora estadual aposentada e presidente do Conam Mulher, acompanhar a posse é um dever cívico. “É o nosso governador que está tomando posse. Temos o dever cívico de acompanhar a cerimônia, a administração e cobrar quando necessário. Jackson tem uma trajetória política de sucesso, voltada para o povo. Acredito que ele, como amigo dos mais carentes, vai fazer um bom mandato”.
“Nossa expectativa são as melhores possíveis. Acredito que Sergipe está em boas mãos e que Jackson irá melhorar ainda mais a vida de nosso povo. Sergipe e Malhador vão continuar crescendo. Estamos juntos nesse projeto”, disse a prefeita de Malhador, Elayne Oliveira de Araújo.
Coordenador do Movimento dos Trabalhadores Urbanos (Motu), Silvanei de Jesus disse que a solenidade simboliza a posse do povo. “O Motu entende que a eleição de Jackson Barreto é uma conquista popular construída com o apoio dos movimentos populares. A posse de Jackson representa a posse do povo. Estamos aqui para apoiá-lo e levantar a bandeira da política habitacional. Reduzir o déficit habitacional foi uma promessa de campanha”.
O servidor público Manuel Messias veio de bicicleta e bandeira em punho para acompanhar a solenidade e cumprimentar o governador. Morador há 40 anos do bairro América, Manuel conta a transformação do local durante a gestão de Jackson como governador. “Vim de bicicleta, em pleno feriado, porque acredito neste governo. Conheço o trabalho de Jackson porque ele modificou o bairro América quando foi prefeito. Ele já vem fazendo muitas mudanças como governador, como a reforma administrativa. Era necessário economizar e administrar melhor o dinheiro público. Jackson vai fazer um governo para ficar na história de Sergipe”.
A aposentada Maria Emília Santos também recordou a transformação que o bairro Cirurgia sofreu quando Jackson assumiu a prefeitura de Aracaju na década 80.
“Aqui era cheio de areia, na avenida só tinha mato e lama. Quando chovia, o bairro Cirurgia era um fracasso, foi assim até que Jackson Barreto assumiu a prefeitura pela primeira vez. Ele abriu e calçou muitas ruas, ele gosta muito do povão, conhece o povo pobre, conhece todos os bairros de Aracaju, porque já foi carteiro. Com certeza ele será um bom governador, quem conhece o povo sabe do que o povo precisa. Espero que ele cumpra com o que prometeu. Se ele disse que vai fazer ele faz, ele é um homem de palavra, um homem de fé”, conta Maria Emília, que reside no Bairro há 65 anos.
Ao assumir a prefeitura da capital, Jackson investiu nos bairros carentes da cidade, invertendo, assim, os investimentos até então destinados às áreas nobres de Aracaju. Construiu 23 escolas municipais, zerando o déficit escolar, creches, postos de saúde, fez pavimentação, drenagem e revestimento de canais.
“É importante participarmos desse momento tão simbólico para os sergipanos. Acredito na capacidade administrativa de Jackson e Belivaldo”, disse o aposentado Bento Silva.
O estudante de história, Francisco Carlos Filho, também deposita muita expectativa no trabalho que o governador vai fazer nos próximos quatro anos. “Jackson Barreto é um político que é uma referência pra mim e um exemplo para quem estuda a história do país, pela sua trajetória política e sua participação em lutas que foram importantíssimas para a democracia. É uma referência quando se fala de política em Sergipe e a juventude tem o atual governador como um exemplo”.
Da sacada do Palácio Museu Olímpio Campos, antiga sede do Executivo estadual, Jackson Barreto agradeceu a confiança dos sergipanos e lembrou sua trajetória política, iniciada no Diretório Acadêmico Silvio Romero e no trabalho nos Correios.
“Esse é um momento histórico para o ex-carteiro que vinha entregar correspondência aqui e hoje assume como governador. Estamos aqui em nome do povo. Da sede do governo do povo sergipano, relembro as duas últimas posses do saudoso Marcelo Déda e digo à população de Sergipe que eu e Belivaldo agredecemos a presença de todos. As portas do Palácio estão abertas para todos os sergipanos. Nossa obrigação é cumprir os compromissos firmados durante a campanha. Muito obrigado”.


Recursos fortalecem saúde, esporte, infraestrutura em dezenas de municípios

Ele afirmou que nunca pensou em sair do país ou se asilar em embaixada

Padilha inaugura serviços no HAIL, entrega ambulâncias e visita obras do Hospital do Câncer

Recursos serão aplicados para tornar estado mais atrativo a investidores e melhorar serviços ofertados à população

Ex-presidente Jair Bolsonaro foi alvo de operação da PF na manhã desta sexta-feira (18). Casa e escritório dele no PL foram alvo de buscas