Jailton lamenta falta de assistência para pacientes oncológicos | F5 News - Sergipe Atualizado

Jailton lamenta falta de assistência para pacientes oncológicos
Política 13/04/2016 13h23 |


O vereador Jailton Santana (PSDB) lamentou as dificuldades enfrentadas por quem precisa de tratamento contra o câncer em Sergipe. Durante o seu pronunciamento, na sessão plenária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta quarta-feira (13), o parlamentar citou o exemplo de três aracajuanos que estão na guerra contra a doença há meses, mas ainda sofrem com a falta de assistência do Poder Público. Jailton cobrou uma resposta efetiva ao problema que afeta centenas de sergipanos.

Atualmente, mais de 300 pessoas estão na fila à espera do tratamento de radioterapia e sem perspectiva de quando sairá dela, uma vez que, o Estado só possui duas máquinas que realizam o procedimento, no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) e no Hospital Cirurgia, no entanto, os equipamentos quebram com frequência. “Com isso, por conta da sobrecarga de pacientes, muitos estão sendo removidos para o Estado de Alagoas, onde fazem o tratamento fora de domicílio”, disse Jailton.

Jailton acompanha três pacientes oncológicos que têm vivenciado o dilema de não conseguir atendimento. Um comerciante que trabalhava no centro de Aracaju e há quatro meses diagnosticou um câncer no nariz. “O senhor já está com um ferimento no nariz, mas há dois meses ele tenta, sem sucesso, realizar a cirurgia. A filha me disse que as pessoas não podem nem chegar perto por conta do mau cheiro”, afirmou. Os outros dois casos são de um senhor de 40 anos que tem câncer de próstata, mas há quatro anos luta para conseguir passar pelo procedimento cirúrgico e uma mulher de 28 anos, moradora do bairro Santo Antônio, que descobriu um câncer no pulmão, mas tem encontrado dificuldades para realizar os exames. “Estou tentando resolver a situação dessa jovem junto à Secretaria Municipal da Saúde”, acrescentou Santana.

Para o vereador, é lastimável constatar que, além da debilitação provocada pela doença e medicamentos, os pacientes onconlógicos sofrem pela falta do básico, a possibilidade de fazer o tratamento. A esperança, o Hospital do Câncer, está com as obras estagnadas pela ausência da liberação de recursos. “Isto é um absurdo, as pessoas morrendo por falta de assistência e a gente se sente cada vez mais impotente”, concluiu Santana. 

Fonte: Assessoria de Comunicação

Mais Notícias de Política
Agência Sergipe
08/08/2025  17h23 Lula pede a senadores que não assinem pedido de impeachment de Moraes
Em discurso no Acre, presidente criticou motim de parlamentares
Cadu Pinotti/Agência Brasil
08/08/2025  09h45 Plano de contingência ao tarifaço deve sair até terça, diz Alckmin
Pacote de ajuda considerará variações dentro de um setor
Montagem F5 News
07/08/2025  16h03 Laércio Oliveira assina pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes
Com apoio de 41 senadores, oposição protocola medida no Senado e pressiona Davi Alcolumbre a dar andamento ao processo contra ministro do STF
Vinícius Schmidt/Metrópoles
07/08/2025  14h14 Impeachment de ministro do STF depende de 54 votos no Senado. Entenda
Número de assinaturas dentro do pedido é apenas simbólico
Hugo Barreto/Metrópoles
07/08/2025  13h47 Oposição desocupa Senado sem acordo para impeachment de Moraes
Motim no plenário tentou impedir julgamento de Bolsonaro no STF

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado