João desabafa e diz que avenida Beira-Mar vai cair se nada for feito | F5 News - Sergipe Atualizado

João desabafa e diz que avenida Beira-Mar vai cair se nada for feito
Política 14/05/2013 15h30 |


 

Por Marcio Rocha

O prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), em entrevista ao programa "Sergipe em Evidência", das rádios Atalaia AM e Cidade de Simão Dias, mostrou muita preocupação com o impedimento da realização da obra na avenida Beira-Mar, o que, segundo o prefeito, pode colocar as vidas de muitos moradores da região em sério risco. João e sua comitiva foram para a cidade baiana de Salvador, onde fariam visitas técnicas para estudar mecanismos de solução dos problemas de mobilidade urbana.

O prefeito declarou que a capital baiana encontrou soluções para os problemas de mobilidade urbana e estas devem ser trazidas para Aracaju. Pois são ideias experimentadas e que deram certo em uma grande capital com os mesmos problemas de Aracaju.

“Nós faremos visitas em alguns locais de Salvador para poder conhecer melhor os problemas e as soluções. Lá eles encontraram como resolver problemas que temos por aqui também. Então conheceremos as soluções para aplicá-las de acordo com o que também temos planejado para Aracaju”, disse o prefeito.

João Alves antecipou que a população de Aracaju terá uma novidade no serviço de transporte público a ser implementado pela prefeitura nos próximos meses. O prefeito não revelou qual será a nova proposta para o transporte de massa da capital, mas disse que será uma novidade que fará a diferença para uma melhoria significativa do transporte público.

“Estamos nos preparando para trazer um tipo de transporte muito interessante que estamos pensando em implantar também aqui em Aracaju. Já estamos fazendo os projetos para implantar esse novo sistema de transporte que se adequa muito à realidade do povo de Aracaju”, afirmou João, mantendo o suspense sobre o que poderá ser implementado na cidade.

A respeito da obra de contenção das águas do rio e do mar que confluem na foz do rio Sergipe e avançam para o bairro 13 de julho, João Alves disse que a obra era uma necessidade urgente, para poder garantir a segurança dos moradores da região que, segundo o prefeito, correm sério risco com a água avançando e deteriorando a estrutura da avenida Beira-Mar, a ponto de invadir a segunda pista da via quando as ondas quebram na balaustrada.

“Temos que tomar uma providência sobre a questão do avanço da água do mar. O prefeito anterior, Edvaldo Nogueira (PC do B), recebeu um projeto que havia contratado. Mas já percebíamos que era essencial que fosse interrompido o trânsito na avenida.  Havia um risco grande de acontecer uma tragédia ali. Se no pré-Caju aquilo desmoronasse, seria uma questão de várias mortes. Durante a campanha nós já havíamos ido lá e verificado o que pode acontecer”, comentou  o prefeito de Aracaju.

O prefeito João Alves afirmou ter conhecimento técnico sobre o problema e justificou que sua experiência na área de engenharia lhe alertou sobre a invasão das águas na estrutura que sustenta a avenida e expõe a população a risco de morte. João foi enfático ao dizer que a avenida Beira-Mar vai cair no lado atingido pelas águas do mar.

“Se percebe facilmente que a água está penetrando na estrutura. Contratamos a maior autoridade do país no assunto, não para emitir um parecer informando que a estrutura pode cair, pois isso é óbvio. Eu já enfrentei inúmeros casos iguais a esse, quando era ministro do interior, que também aglutinava a pasta de meio ambiente. Então veio o parecer confirmando toda a preocupação. A obra vai cair. Complementamos o projeto deixado por Edvaldo e submetemos ao Ministério de Integração Nacional, que se propôs a nos ajudar percebendo o risco”, afirmou.

Os estudos que a prefeitura possui sobre o assunto alertaram o prefeito a tomar as providências necessárias para o problema. Para Alves, a água avançará e destruirá a segunda pista da avenida Beira-Mar. O prefeito está irritado por não ter o parecer da Agência de Desenvolvimento do Meio Ambiente (Adema).

“A água irá avançar e destruirá a segunda pista da avenida. Isso vai ameaçar as estruturas dos moradores do outro lado da avenida. Depois que foi feito estudo até pelo Ministério Público, o dirigente da Adema, vem impedir”.

O prefeito reclamou da atitude do secretário de Estado do Meio Ambiente, e disse que está com uma equipe composta por pessoas experimentadas e com competência comprovada para executar a obra de contenção das águas das marés.

“Esse senhor manda parar e fez uma lista gigantesca de exigências que vamos levar de dois a três anos para poder atender. Antes disso, antes de fazer a obra conforme suas exigências, aquilo ali já caiu tudo. E o povo não deve ser levado em conta? É este o drama que estamos vivendo”, reclamou o prefeito de Aracaju.

Mais Notícias de Política
reprodução/redes sociais
07/07/2025  10h43 Fiscal de eleição do PT registra agressão durante votação interna em Aracaju
Conflito ocorreu durante votação para escolha da nova direção do partido
Assessoria de Comunicação
07/07/2025  09h52 Rogério é eleito presidente do PT em Sergipe e diz que partido voltará a ser referência
PED que escolheu as lideranças municipais e estaduais aconteceu neste domingo (6)
Fernando Frazão/Agência Brasil
06/07/2025  23h05 Em declaração sobre IA, Brics defende código aberto para a tecnologia
Bloco quer governança global da tecnologia liderada pela ONU
Câmara dos Deputados
06/07/2025  10h32 Motta defende diálogo, mas “sem jogar a população contra o Congresso”
Presidente da Câmara declarou que narrativa de que Congresso protege ricos em detrimento dos pobres é falsa
José Paulo Lacerda/CNI
06/07/2025  09h00 Projeto disciplina trabalho aos domingos e feriados no comércio
O projeto prevê acordo individual escrito entre o empregador e o empregado, respeitada a legislação municipal

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado