Jorge Santana assume Desenvolvimento Econômico de Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Jorge Santana assume Desenvolvimento Econômico de Aracaju
Com a posse do novo secretário, Edvaldo completa primeiro escalão do governo municipal
Política 14/06/2017 13h14 - Atualizado em 14/06/2017 15h05 |


Por Fernanda Araujo

Tomou posse nesta quarta-feira (14) o novo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Aracaju, Jorge Santana, que já ocupou pasta semelhante no governo do Estado de Sergipe. Com a posse, o prefeito Edvaldo Nogueira completa o quadro de secretários do governo municipal.

Incumbido de tornar a capital sergipana uma cidade inteligente, o secretário afirma que pretende incluir a administração municipal no uso da tecnologia em favor da cidadania. O desafio é implantar o programa Aracaju Cidade Inteligente, Humana e Criativa – um projeto do Ministério da Ciência e Tecnologia que deve colocar Aracaju como projeto piloto de Cidade Inteligente do Brasil, a chamada ‘Smart Cidades’.

“O objetivo é o cidadão se sentir participante da administração, através de aplicativos interagir para resolver os problemas mais rapidamente. Existe uma série de iniciativas que vão sendo apresentadas aos poucos. Inovação é o caminho para o futuro e isso vale também para a administração pública. A cidade inteligente é onde a tecnologia tem que estar presente na mobilidade, na educação, na saúde, nos serviços públicos, é muito abrangente. É possível implantar o programa dando passos pequenos, às vezes soluções simples e de baixo custo resolve imensos problemas”, afirma Jorge Santana.

O que se pretende ainda é fazer parcerias público-privadas para maiores investimentos. Um dos setores para o desenvolvimento econômico, conforme Jorge Santana, é o turismo, que atualmente enfrenta momento de crise com a malha viária reduzida e um turismo de negócio abatido na capital.

“Nunca vivemos um cenário tão ruim como esse, não vamos conseguir fazer nada sem a parceria do governo e das entidades empresariais. Será uma política transversal, vamos precisar de muito diálogo com as demais áreas de governo e sociedade”, diz.

“Ninguém melhor do que Jorge para ocupar essa secretaria. Agora vamos trabalhar também com projeto de turismo para encontrar um plano que comece e daqui a dois, três anos, torne a capital um destino turístico importante no país, cidade que tem característica para isso”, ressalta o prefeito Edvaldo Nogueira.

Sendo o último secretário a ser anunciado depois de cinco meses de gestão, Edvaldo justifica a demora pelas dificuldades enfrentadas pela prefeitura. “Precisei de tempo para montar a equipe, não gosto de correr o risco de falar e ter que desdizer. Só queria dar posse quando tivesse algumas coisas para apresentar. Terminamos ontem o planejamento estratégico para a cidade, com especialistas de gestão de foco, para enfrentar a crise”, disse. 

Fotos: Fernanda Araujo

Mais Notícias de Política
Marcelle Cristinne/TCE
27/08/2025  22h20 TCE discute compatibilização de obras de drenagem com esgotamento em Aracaju
Consenso busca soluções para preservar o rio Vaza Barris
 Hugo Barreto/Metrópoles
27/08/2025  16h23 Plano de Moraes é mandar Bolsonaro cumprir pena na Papuda
Ministro pretende ordenar que Bolsonaro cumpra pena em cela especial em Brasília
Ascom
25/08/2025  15h14 Senador Laércio Oliveira destina R$ 11 milhões para ações de combate à fome
Recursos vão ampliar ações de combate à fome, fortalecer a agricultura familiar e garantir mais proteção social às famílias vulneráveis
Reprodução/Instagram
22/08/2025  17h24 Malafaia pede a Moraes devolução do passaporte: “Não sou fujão”. Vídeo
Em vídeo publicado, o pastor afirma não ter medo da prisão nem de Moraes
Montagem F5 News
21/08/2025  15h00 Vereadores de Aracaju divergem em debate sobre operação contra Silas Malafaia
Enquanto vereadores expressam indignação e solidariedade ao pastor, outros defendem a investigação e reforçam que nenhum cidadão está acima da lei

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado