Laércio defende reaproveitamento da água
Política 18/02/2015 21h06 |Por causa da falta de chuva e do calor, muitos reservatórios estão ficando sem água. Represas que abastecem milhões de pessoas estão com níveis muito baixos e o racionamento de água já é uma realidade em vários municípios brasileiros. De acordo com o deputado federal Laércio Oliveira, é preciso ações imediatas de economia e reaproveitamento de água.
Tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei 4109/12 de sua autoria que institui o Programa Nacional de Conservação, Uso Racional e Reaproveitamento das Águas. O PL prevê que novas edificações residenciais e comerciais serão obrigadas a possuir sistema integrado de captação e reutilização de águas pluviais.
“As águas das chuvas servirão para lavagem de roupas, vidros, calçadas, pisos, veículos e para a irrigação de hortas e jardins. Já as águas escoadas de tanques, pias, máquinas de lavar, bidês, chuveiros e banheiras, serão reaproveitadas no abastecimento de descargas de vasos sanitários ou mictórios”, informa Laércio, acrescentando que o projeto de lei também estende o reuso das águas para lagos artificiais, chafarizes de parques, praças e jardins.
O programa prevê que novos equipamentos com medição computadorizada e telemétrica (tecnologia que permite a medição e comunicação de informações de interesse do operador ou do desenvolvedor de sistemas) substituirão os atuais hidrômetros convencionais.
Os banheiros modernos contarão com vasos sanitários, chuveiros e torneiras com controle do volume de água por aplicação. As construtoras que fizerem prédios com esse sistema podem se beneficiar de incentivos governamentais. Pelo projeto, o governo deverá fiscalizar as ligações clandestinas na rede de água.
Tramitação
A proposta já foi aprovada na Comissão de Minas e Energia e segue para análise das comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo.


A mudança ocorre devido ao início da reforma estrutural do Centro Administrativo

Emília Corrêa defende garantias individuais

Recursos fortalecem saúde, esporte, infraestrutura em dezenas de municípios

Ele afirmou que nunca pensou em sair do país ou se asilar em embaixada

Padilha inaugura serviços no HAIL, entrega ambulâncias e visita obras do Hospital do Câncer