Laércio diz que modelo trabalhista brasileiro inibe geração de empregos | F5 News - Sergipe Atualizado

Laércio diz que modelo trabalhista brasileiro inibe geração de empregos
Política 03/03/2016 20h31 |


Não é novidade que o Brasil viveu em 2015 um ano de pesada desaceleração econômica. E, naturalmente, um dos principais reflexos da crise foi sobre o emprego. Segundo o IBGE, a taxa de pessoas em busca de trabalho no Brasil subiu para 7,6%. 1,9 milhão de pessoas estão desempregadas nas seis regiões metropolitanas analisadas pela pesquisa mensal de emprego do IBGE.

Mas a causa do encolhimento das vagas não está só na crise. O modelo trabalhista brasileiro é um dos que mais inibe a geração de empregos no mundo. O excesso de regulamentação e encargos sociais, bem como a rigidez das normais trabalhistas são alguns dos fatores que amarram os empreendedores e acabam por inibir a geração de vagas formais.

Em entrevista à revista Higiplus, o deputado federal Laércio Oliveira propõe uma quebra de paradigma nas contratações, com a flexibilização do trabalho e a redução dos encargos sociais, permitindo a renovação e modernização das relações de trabalho do país.

O deputado afirma que alguns setores têm uma demanda diferenciada por profissionais, a exemplo de bares, restaurantes, hotéis e eventos, mas a legislação brasileira não permite que a contratação seja feita para essas necessidades. Isso dificulta a formalidade dos empregos.

Por esse motivo o deputado apresentou na Câmara dos Deputados o PL 3785/2012, que trata do trabalho intermitente. “É aquele que permite a contratação do trabalhador por hora móvel e não fixa como os demais profissionais. Esta é uma cultura tradicional no exterior, onde jovens, durante a faculdade, trabalham um período de horas menor em função dos estudos, mas ainda assim são registrados e têm todos os seus direitos legais garantidos. No Brasil, sabemos que a maior causa de abandono dos estudos por jovens é a necessidade de trabalhar. Com esse projeto, os estudantes poderão adaptar seus horários de trabalho ao estudo”, informou o parlamentar à revista.

O Governo precisa de um novo modelo de gestão, especialmente na área trabalhista. “Jamais defenderei perdas dos direitos já conquistados pelos trabalhadores, porém, tenho me deparado com algumas propostas de "novos" benefícios que são extremamente exagerados para a garantia do emprego formal. Um dos aspectos que defendo é a relação direta entre empregador e empregado, sem a interferência do governo”, disse.

 

Mais Notícias de Política
Agência Sergipe
08/08/2025  17h23 Lula pede a senadores que não assinem pedido de impeachment de Moraes
Em discurso no Acre, presidente criticou motim de parlamentares
Cadu Pinotti/Agência Brasil
08/08/2025  09h45 Plano de contingência ao tarifaço deve sair até terça, diz Alckmin
Pacote de ajuda considerará variações dentro de um setor
Montagem F5 News
07/08/2025  16h03 Laércio Oliveira assina pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes
Com apoio de 41 senadores, oposição protocola medida no Senado e pressiona Davi Alcolumbre a dar andamento ao processo contra ministro do STF
Vinícius Schmidt/Metrópoles
07/08/2025  14h14 Impeachment de ministro do STF depende de 54 votos no Senado. Entenda
Número de assinaturas dentro do pedido é apenas simbólico
Hugo Barreto/Metrópoles
07/08/2025  13h47 Oposição desocupa Senado sem acordo para impeachment de Moraes
Motim no plenário tentou impedir julgamento de Bolsonaro no STF

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado