Líder de João Alves apela para Jackson não vetar emendas do Proredes | F5 News - Sergipe Atualizado

Líder de João Alves apela para Jackson não vetar emendas do Proredes
Política 09/05/2014 22h34 |


Por Will Rodrigues

Quem não deve ficar muito satisfeito, se as emendas do ProRedes forem mesmo vetadas pelo governador Jackson Barreto (PMDB), ou mesmo se o BID não liberar os recursos, como solicitou o Ministério Público Federal (MPF), é o prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM). Isso porque, das nove emendas aprovadas, quatro delas destinam quase R$ 20 milhões para a capital sergipana e esse dinheiro já teria destino certo para ações estratégicas da gestão municipal, que visam amenizar os problemas da saúde, que  também vive um momento crítico. O líder de João Alves no Legislativo municipal, vereador Dr. Agnaldo Feitosa (PR), contou, em entrevista ao F5 News, que o prefeito de Aracaju deve conversar com o chefe do Executivo Estadual para convencê-lo a não vetar as emendas referentes à Aracaju.

“Esse foi um pedido que eu fiz pessoalmente ao prefeito João Alves e acredito que ele não vai se furtar de conversar com o governador para que as emendas da ampliação da maternidade e da UPA, em especial, não sejam vetadas”, revela Feitosa, que ainda justifica a necessidade dos recursos do Proredes para as duas obras. “Se essas emendas forem vetadas a maternidade fica inviável, porque uma maternidade de apenas 50 leitos não se paga”.

Questionado sobre sua posição diante da justificativa do governo de que as emendas inviabilizam a contratação do empréstimo, o parlamentar deixa claro que as emendas da UPA na zona Oeste e da Maternidade na zona de Expansão não vão inviabilizar e explica o modo como os recursos serão aplicados. “O Proredes exige que as verbas sejam utilizadas em algo que já exista. Essa verba vai ficar disponível para que quando a maternidade estiver construída, nós possamos ampliar. Também já temos uma parte dos recursos da UPA e os recursos do Proredes serão usados no financiamento, principalmente, da parte de equipamentos”, esclarece.

Para Dr. Agnaldo, Jackson Barreto deveria conversar com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para convencê-lo a liberar a contratação com as emendas. “Acredito que o BID tem todo interesse de emprestar, visto que a capacidade de endividamento do estado está dentro do permitido. Não há porque rejeitar o projeto, desde que o governo explique que os recursos serão usados para ampliação, readaptação, investimentos em setores que já existem”, opina.

Mais Notícias de Política
Luanna Pinheiro/CMA
10/07/2025  16h16 Vereadores aprovam por unanimidade reforma da previdência em Aracaju
Novo texto foi enviado após diálogo com sindicatos e garante ajustes à proposta original
Freepik
10/07/2025  06h00 Tarifas dos EUA devem derrubar preços e afetar setores estratégicos
Especialistas apontam chantagem de Trump em sanções contra o Brasil
Igor Matias/ASN
09/07/2025  23h07 Governo de Sergipe propõe reajuste de 10% para mais de 18 mil servidores
Divulgação
09/07/2025  23h01 Projeto aprovado na Câmara proíbe uso de animais em testes cosméticos
Texto será enviado à sanção presidencial
reprodução/PMA
09/07/2025  21h15 Emília Corrêa anuncia nova proposta de reforma da previdência de Aracaju
"Nenhum direito será retirado", diz prefeita ao ressaltar apoio de Sindicatos

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado