Limites municipais de Sergipe serão revisados
Política 04/12/2017 16h00 - Atualizado em 04/12/2017 16h39 |Aconteceu esta segunda-feira (4) no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE),o lançamento do Projeto de Revisão e Atualização dos Limites Municipais, que vai modificar as bases legais que definem as divisões político-administrativas dos municípios sergipanos.
O evento foi realizado pela Comissão Parlamentar de Atualização dos Limites Municipais (Copali), presidida pelo deputado Garibalde Mendonça (PMDB). O projeto de revisão visa solucionar as inconsistências legais sobre os limites dos municípios de Sergipe.
A Comissão Parlamentar foi formada com a finalidade de criar um novo mapa do Estado, já que as leis que definem os municípios sergipanos são de 1954, o que vem gerando alguns conflitos, no que diz respeito à jurisdição administrativa.
No evento, que contou com a participação da Câmara Técnica, formada por representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual, prefeitos e vereadores, foram apresentados o objetivo, as etapas de execução e a identidade do projeto com foco na sensibilização dos gestores para a participação efetiva dos municípios na definição dos seus limites.
A consultora técnica da Seplag, Fernanda Lopes Cruz, explicou que, “atualmente as leis que definem as divisões político-administrativas dos municípios sergipanos encontram-se desatualizadas, apresentando descrições generalizadas e imprecisas dos marcos e linhas divisórias entre municípios, causando assim diversas inconsistências e até conflitos de jurisdição administrativa”.
As discussões em torno da atualização dos limites municipais vêm acontecendo na Assembleia Legislativa de Sergipe com a finalidade de construir um Arquivo Gráfico Municipal com os limites político-administrativos dos municípios sergipanos.
Os deputados que formam a Comissão Parlamentar de Atualização definiram juntamente com representantes da Seplag e do IBGE, que o primeiro passo será um estudo legal e cartográfico de todos os municípios de Sergipe por meio da montagem de pastas por cidades e elaboração de um mapa.
O segundo passo será o planejamento e a execução de campanhas de campo e coleta de dados. Depois disso, haverá a construção do mapa em definitivo e elaboração de um projeto de lei, além da locação dos marcos divisórios, medição e revisão das áreas dos municípios e consolidação do banco de dados.
*Com Agência Alese


Proposta pelo Senado, PEC facilita quitação de dívidas por estados e municípios e ajuda governo federal na meta fiscal

Grupo faz parte do núcleo crucial da denúncia apresentada pela PGR

Nova legislação garante mínimo de 5% das oportunidades em concursos e 10% em contratos terceirizados, ampliando inclusão e igualdade de chances

Prescrição é de realização de procedimento na pele

No Mosqueiro, vereador defendeu a permanência dos bairros como parte de Aracaju e pediu plebiscito para ouvir a população