Mobilidade: conheça as propostas dos candidatos a prefeito de Aracaju
Política 22/09/2016 13h29 - Atualizado em 22/09/2016 14h31 |Por Fernanda Araujo
Todos os dias o sistema de transporte coletivo atende cerca 380 mil pessoas através do sistema integrado na região metropolitana de Aracaju. Este ano, a faixa exclusiva para ônibus começou a ser utilizada, o que promete reduzir o tempo de viagem. Além disso, a capital tem hoje mais de 60 km de ciclovias, o que facilita a mobilidade dos que preferem pedalar. No entanto, são muitos os gargalos no trânsito, sejam os congestionamentos, trajeto lento, ônibus lotados e terminais sucateados.
Os candidatos à prefeitura de Aracaju apresentam suas propostas de melhorias na mobilidade urbana. Confira, por ordem alfabética.
Dr. Emerson Ferreira (REDE Sustentabilidade)
O candidato pretende realizar a Licitação do Transporte Público no Município; Fazer uma consulta pública sobre as melhorias necessárias realizando estudos sobre a estrutura viária da cidade. Propõe ainda estabelecer redução do número de viagens de carros particulares, a médio e longo prazo, e implantar um sistema de monitoramento do tempo de viagem. Dr. Emerson quer ainda reduzir a velocidade em vias consideradas principais e de grande circulação de pedestres, onde a prioridade seja cadeirantes, pedestres e bicicleta; Reduzir vagas de estacionamento em vias públicas para melhorias da infraestrutura das calçadas e implantação de ciclo rotas. Outra proposta é aplicar os valores das multas em ações educativas; Fazer normas e melhorar a infraestrutura das calçadas para melhorar a locomoção; Expandir as ciclovias; Incentivar empresas privadas ao uso da bicicleta pelos seus funcionários com a instauração do Programa de Bicicleta para o Trabalho com a concessão de descontos em tributos municipais; Criar Área de Proteção ao Ciclista de Competição em áreas da cidade; Ampliar as bicicletas compartilhadas (Caju Bike) com a preferência nas regiões periféricas da cidade; Estabelecer, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a formação de conscientização de crianças e jovens para o trânsito.
Edvaldo Nogueira (PCdoB)
Edvaldo quer também fazer licitação do transporte coletivo; garantir a prioridade nas vias, nessa ordem: pedestres, ciclistas, transporte público, transporte de carga, motocicletas e automóveis; Recuperar as ciclovias, integrar as atuais e implantar novas; Introduzir ciclofaixas; Incentivar a utilização de equipamentos de segurança pelos ciclistas e o uso de sinalização nas bicicletas para evitar acidentes. Propõe também fazer calçadas com acessibilidade e ampliar a sinalização vertical e horizontal nas vias, com mais faixas e semáforos de pedestres. Na proposta pretende retomar o Plano de Mobilidade Urbana; Implantar rede de faixas compartilhadas (exclusivas para ônibus nos horários de pico) integrando a tarifa, inclusive através da proposição de tarifas especiais e facilidades para estacionamento de automóveis e bicicletas e de melhorias nos acessos às estações do sistema; Integrar sistemas de transporte municipal e intermunicipal, repassando informações do transporte em tempo real aos passageiros; Instalar painéis de sinalização nos principais pontos de ônibus da cidade; Implantar semáforos inteligentes e um Centro de Controle Operacional na SMTT; Construir Terminal de Integração no Orlando Dantas e do novo Terminal de Integração do Mercado e reformar os terminais DIA e Zona Sul. Quer ainda colocar 150 abrigos nos principais corredores de trânsito; estabelecer programas de Carona Solidária; Integrar o transporte coletivo, permitindo a troca de linhas de ônibus sem precisar ir até um terminal; Implantação de estacionamento na região do Mercado Municipal, com oferta de transporte circular para o centro da cidade utilizando micro-ônibus; Implantar rede de transporte fluvial nos rios Sergipe, Poxim, do Sal e Riacho Cabral, com conexão com o atual sistema de transporte por ônibus.
João Alves (DEM)
O candidato diz que vai garantir transporte coletivo de qualidade, a preços acessíveis e ambientalmente corretos; Priorizar o transporte coletivo nas vias, com a integração de todos modais de transporte; Propor projetos e planos específicos para pedestres e bicicletas; Ampliar a oferta de ciclorotas (ciclovias, ciclo faixas e caminhos compartilhados) e bicicletários/paraciclos criando uma rede de bicicletas integrada com todos os modais; Pretende minimizar os tempos de deslocamento dos ônibus; Assegurar equidade no uso do espaço público de circulação, vias e logradouros e circulação segura e confortável de passageiros do transporte coletivo, pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas individuais. João Alves pretende ainda criar zonas de baixo impacto de carbono nos bairros, com ruas de pedestres e calçadas ampliadas para atividades de lazer e cultura, limitando a circulação de veículos motorizados; Realizar estudo de impacto de vizinhança sobre o aumento de circulação de veículos de uso individual quando da autorização de empreendimentos de grande porte; Implementar atividades voltadas à educação para a mobilidade urbana, com apoio das redes escolares pública e privada e redes sociais; Aperfeiçoar o projeto do Metrô contemplando novas rotas, inclusive com uma pesquisa de origem-destino que privilegie o atendimento de uma maior demanda da população; Garantir a acessibilidade com segurança e autonomia nos espaços, nos mobiliários e nos equipamentos urbanos.
Sônia Meire (PSOL)
A candidata pensa a mobilidade preferencial para pedestres, ciclistas, motoristas, respectivamente, e inclusive na possibilidade de utilização de outros modais como o transporte fluvial. Defende a Tarifa Zero, a municipalização do transporte público com o controle popular. Propõe a regulamentação dos Moto Taxistas e taxistas alternativos; a Circulação dos ônibus 24h; Redução da jornada de trabalho para os motoristas, cobradores e fiscais; Concurso público e plano de carreira e salários; Investimento em ciclovias, sinalização e campanhas educativas sobre a importância econômica e ambiental do uso da bicicleta.
João Tarantella (PMN)
Propõe o transporte integrado entre Aracaju, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro; Implantar terminais no Augusto Fraco, Santa Maria, Orlando Dantas, Bugio, Santos do Dumont e Siqueira Campos (Leste); Implantar sistema integrado de mobilidade urbana sustentável; Implementar técnicas de planejamento do crescimento urbano; Corredores exclusivos para ônibus; Terminais de integração serão transformados em Shoppings de prestação de serviços; Criar Leis que legalizem sistema do Moto Boy 1.000 e do Moto Taxi 1.500; Licitar 1.500 vans com alternativa de transporte para deixar seu veículo em casa; Criar transporte Hidroviário com terminais modelos integrados em Aracaju (mercado)/Barra/Socorro, na Coroa do Meio; Assumir a responsabilidade pela manutenção e qualidade das calçadas da cidade; Implantar rampas de acesso e coibir as ocupações irregulares; Implantar semáforos sonoros, piso tátil e informação sobre as linhas de ônibus (inclusive em braile) nos pontos de ônibus e estender a sinalização específica para portadores de deficiência em locais de maior demanda, além de garantir espaço para pedestres em obras como pontes e viadutos.
Valadares Filho (PSB)
Pretende implementar Programa de Acessibilidade nas Calçadas para garantir sinalização e regularidade dos pisos, a exemplo da implantação de travessias elevadas; Instituir concessão da exploração do transporte público, mediante processo licitatório pertinente para planejamento, ordenação e melhoria dos serviços; Aprimorar o Sistema Integrado de Transporte, com o fortalecimento das relações metropolitanas, adequação do sistema viário, definição de novas linhas e horários para atendimento de novas áreas de ocupação urbana (Aeroporto, Zona de Expansão, Bairro 17 de Março, Jabotiana, Inácio Barbosa, entre outros); Priorizar a implantação de 10 corredores viários; Dotar os Terminais de equipamentos de embarque e desembarque no mesmo nível dos veículos, tornando-os acessíveis e mais rápidos; Dotar a frota de transporte público de veículos de alta capacidade, modernos e com tecnologias mais limpas; Implantar sistema/aplicativo de informação sobre as linhas, percursos e horários de ônibus em tempo real ao usuário. O candidato propõe ainda pavimentar vias púbicas por onde trafegam o transporte público, especialmente em bairros de ocupação mais recente (Santa Maria, 17 de Março, Coroa do Meio, Atalaia, Lamarão, Soledade, Porto d’Anta, entre outros); Construir novas vias a fim de diminuir trajetos e reduzir descontinuidades; Ampliar e equipar a malha viária de ciclovias e ciclofaixas, ordenando e educando a população para o uso das bicicletas e outros transportes não motorizados, priorizando as ligações entre as principais avenidas e integrando-as ao sistema de transporte coletivo; Ampliar as ações para Educação no Trânsito, a fim de reduzir os índices de acidentes e multas; Dotar o Sistema de Trânsito e Transporte de equipamentos modernos e eficientes para controle, fiscalização e fluidez, através da ampliação do Centro de Inteligência de Transporte e Trânsito, da quantidade de displays de comunicação e informação em tempo real e dos semáforos inteligentes; Valorizar o trabalho dos agentes de trânsito, com capacitação para proatividade no trânsito.
Vera Lúcia (PSTU)
Vera Lúcia quer transformar o transporte público em estatal, sob controle dos trabalhadores, garantindo um serviço barato, a preço de custo e de qualidade. Além da estatização do transporte público, pretende colocar os ônibus em circulação de 24 horas e aumento da frota de acordo com a demanda estipulada pelos conselhos populares, com uma tarifa social, reumo a tarifa zero.
*As informações constam nos planos de governo dos candidatos


Em vídeo publicado, o pastor afirma não ter medo da prisão nem de Moraes

Enquanto vereadores expressam indignação e solidariedade ao pastor, outros defendem a investigação e reforçam que nenhum cidadão está acima da lei

Projeto do "ECA Digital" foi aprovado pela Câmara dos Deputados e segue para o Senado

Texto obriga plataformas a adotarem medidas contra crimes na internet

Pastor teve celular apreendido pela PF e não pode deixar o país