Novo Pacto Federativo: prefeitos discutirão propostas
Política 13/04/2015 07h11 |Os prefeitos sergipanos vão se reunir, nesta segunda-feira, dia 13, às 9h, no Hotel Quality, para debater sobre as propostas que serão levadas ao Congresso Nacional referentes à criação do Novo Pacto Federativo. O encontro, organizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e a Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames), faz parte do projeto Câmara Itinerante, que rodará todos os estados brasileiros e vai auxiliar os trabalhos da Comissão Especial criada para discutir o tema, formando uma proposta unificada para apresentar aos deputados.
Para o presidente da Fames e prefeito de Nossa Senhora de Lourdes, Fábio Andrade, o momento é histórico para a luta municipalista. "A criação de um novo Pacto Federativo é uma das nossos principais pautas. Por isso, depois deste avanço, temos que trabalhar para que o projeto continue sendo levado adiante", diz. A principal queixa dos prefeitos é quanto a divisão dos recursos feita pelo Governo Federal.
Segundo dados de 2012 da Receita Federal e do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), após realizar os repasses para fundos constitucionais e programas sociais, a União retém cerca de 60% de tudo que é arrecadado; estados e Distrito federal ficam com 25%; e os municípios com menos de 16% do bolo tributário. "Ficamos com a menor parte dos recursos, mas com a maior parte das responsabilidades. E a cada dia novas obrigações são empurradas aos municípios, sem a preocupação de saber como vamos cumpri-las. Quem paga a conta é a população", lamenta o presidente da Fames.
O prefeito de Ilha das Flores e tesoureiro da Federação, Christiano Beltrão, lembra que a União tem recorrido às contribuições como forma de aumentar a arrecadação sem precisar repartir com os demais entes federativos. "Mas, por outro lado, as obrigações estão cada vez mais compartilhadas. É uma conta que não fecha. Por isso, a importância da criação da Comissão Especial da Câmara dos Deputados para rediscutir o Pacto", opina. A Fames aguarda todos os prefeitos do Estado para que juntos relacionem as melhores propostas em prol da melhoria na administração municipal.


Mansão comprada pela família de Moraes em Brasília tem 725 m²

Ministros de Lula e petistas dizem não ter se surpreendido com voto de Fux

Vereadores alertam sobre impactos para moradores e serviços públicos após decisão do STF

Levi Oliveira (PP) também pede ampliação de unidades em tempo integral nos bairros

Ministro divergiu de Moraes e Dino em questões preliminares