Novos senadores tomam posse e Renan Calheiros é reeleito presidente
Política 01/02/2015 18h15 |Com quase uma hora de atraso, a cerimônia que de posse aos 27 senadores eleitos em outubro de 2014 para a 55ª legislatura do Senado Federal foi bastante prestigiada na tarde deste domingo (1º). Eles se juntarão aos outros 54 senadores que cumprem a segunda metade dos oito anos de mandatos.
O maior partido da Casa continua a ser o PMDB, com 19 senadores. O PT tem 12 senadores nesta legislatura, um a menos do que a legislatura anterior.
O PSDB detém a terceira maior bancada, apesar de ter caído de 12 para dez senadores. A seu lado, mantendo-se como opositor ao governo federal, estarão os cinco senadores eleitos pelo DEM. O PSB foi um dos partidos que conseguiu crescer no Senado e contará com sete senadores. Na legislatura anterior, o partido tinha quatro representantes na Casa.
Alguns partidos da base aliada também cresceram. O PDT, que tinha seis senadores, passou para oito; o PSD tem três nesta legislatura que começa hoje. PR e PP mantiveram suas respectivas bancadas: quatro e cinco senadores. Já PRB, PROS, PSOL, PV e Solidariedade permanecem com um senador, cada.
O senador Renan Calheiros (PMDB/AL) foi eleito para a Presidência do Senado com 49 votos. Luiz Henrique teve 31 votos e um foi nulo. Ele exercerá o cargo entre 2015 e 2016. Maior partido da Casa, a bancada peemedebista indicou Renan Calheiros (PMDB-AL) para o segundo mandato e Luiz Henrique (PMDB-SC) apresentou candidatura própria. O catarinense integra o grupo independente do PMDB. A partir de agora, os partidos indicarão os nomes para os demais cargos da Mesa Diretora. O tamanho das bancadas partidárias definirá a prioridade nas indicações.
Como segunda maior bancada no Senado, o PT tem direito a segunda indicação que deve ser a primeira vice-presidência. No discurso aos senadores, após a contagem de votos, Renan disse que as decisões no Senado serão coletivas. "O entendimento nunca será supressão de quem pode menos por quem pode mais", disse.
Sergipe
A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) foi empossada para o seu terceiro mandato consecutivo. Ela foi reeleita com 448.102 dos votos totais, o que representa a 48,91% dos votos válidos nas eleições de outubro passado.
A senadora destacou que, a exemplo do que fez ao longo dos anos, o seu gabinete e o seu mandato estarão voltados para as questões de ordem social. “Temos feito um trabalho nessa linha, com a apresentação de proposituras, bem como em relatorias de matérias, também, importantes e com grande alcance social”, afirmou.
Sempre discreta e de pouca conversa, Maria já adiantou que, como em outras legislaturas, fará o seu trabalho em silêncio. “Gosto de fazer, não de ficar de conversinha, de oba-oba, de disse-me-disse. Quero poder fazer e vê a população, principalmente, a do meu Estado, colher os frutos do nosso trabalho, afinal foi para isso que fui eleita e reeleita” destacou a democrata.
*Com informações da Agência Brasil e assessoria Parlamentar.
Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil


A mudança ocorre devido ao início da reforma estrutural do Centro Administrativo

Emília Corrêa defende garantias individuais

Recursos fortalecem saúde, esporte, infraestrutura em dezenas de municípios

Ele afirmou que nunca pensou em sair do país ou se asilar em embaixada

Padilha inaugura serviços no HAIL, entrega ambulâncias e visita obras do Hospital do Câncer