OAB-SE coleta assinaturas para reforma política
Política 27/02/2015 10h48 |Por Elisângela Valença
Uma ação que começou em 2013 volta a ter destaque. É a Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, que envolve mais de cem entidades em todo o país, como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Plataforma dos Movimentos Sociais Pela Reforma Polícia, entre outros.
Desde 2013, a Coalizão vem colhendo assinaturas para pressionar o Congresso Nacional a aprovar o Projeto de Lei 6316/2013, que transforma o sistema político nacional.
Segundo o presidente da Comissão de Combate à Corrupção da OAB/SE, Antonio Eduardo Oliveira, o PL 6316/2013 traz inúmeros pontos, mas quatro ganham destaque. “Buscamos uma maior participação da mulher na política; eleições proporcionais em dois turnos, elegendo partidos e depois os políticos; maior participação popular em grandes questões, através de referendos e plebiscitos; e acabar com o financiamento privado de campanha eleitoral”, informou.
“Com o projeto, haverá apenas o financiamento público e a doação de pessoa física, limitada a R$ 700. Além disso, as doações serão limitadas a 40% do valor do financiamento público”, comentou.
Até às 16 horas, qualquer cidadão pode deixar sua assinatura no estande montado no Centro de Aracaju, no cruzamento dos calçadões da João Pessoas e Laranjeiras. “Se não puder vir, basta acessar o site www.reformapoliticademocratica.org.br, imprimir o formulário, coletar assinaturas e deixar em igrejas católicas, OAB ou conselhos de classe”, orientou Antonio.


A mudança ocorre devido ao início da reforma estrutural do Centro Administrativo

Emília Corrêa defende garantias individuais

Recursos fortalecem saúde, esporte, infraestrutura em dezenas de municípios

Ele afirmou que nunca pensou em sair do país ou se asilar em embaixada

Padilha inaugura serviços no HAIL, entrega ambulâncias e visita obras do Hospital do Câncer