Passagem dos 41 anos da Operação Cajueiro é lembrada por João Daniel
Política 21/02/2017 15h52 |O deputado federal João Daniel (PT/SE) registrou a passagem dos 41 anos da deflagração da Operação Cajueiro, em Aracaju, em discurso feito na sessão da Câmara, nesta terça-feira (21). No auge da ditadura militar, 25 sergipanos foram presos arbitrariamente, apenas porque lutavam pelo fim da repressão e dos anos de chumbo, acusados de serem comunistas. “Esta triste operação em Sergipe levou presos dezenas de homens que lutavam pela democratização e o fim da ditadura no nosso país”, lembrou o parlamentar.
Em 20 de fevereiro de 1976, uma força especial vinda da Bahia, liderada pelo general Adyr Fiúza de Castro, comandante da 6ª Região Militar, sediada em Salvador, prendeu arbitrariamente 25 sergipanos, sendo 18 deles processados. O atual governador Jackson Barreto, à época deputado estadual, também foi processado, mas não chegou a ser preso. Essa força especial reunia elementos do temível DOI-CODI, do DOPS e da Polícia Federal e agiu em Aracaju sob as ordens do tenente-coronel Oscar Silva. A acusação para que essas pessoas fossem presas e processadas era de que eram ligadas ao Partido comunista Brasileiro, embora nem todos tivessem ligação.
João Daniel destacou que alguns desses bravos lutadores já se foram, como Rosalvo Alexandre, mas deixaram sua luta e sua história. Outros, como Milton Coelho, continuam vivos, carregando em seu corpo as marcas dos dias que estiveram presos e torturados. “Mas são homens e mulheres que estão presentes na história brasileira. Por isso gostaríamos de registrar que a história pertence àqueles que lutam e esse foram bravos sergipanos na luta pela democratização desse país”, destacou João Daniel.
Para o deputado, é preciso que a Operação Cajueiro seja sempre lembrada, para que momentos como esse não venham a se repetir na nossa história, especialmente nesse momento em que o Brasil vem tendo sua democracia atacada.
Fonte: Assessoria de Comunicação


Recursos vão ampliar ações de combate à fome, fortalecer a agricultura familiar e garantir mais proteção social às famílias vulneráveis

Em vídeo publicado, o pastor afirma não ter medo da prisão nem de Moraes

Enquanto vereadores expressam indignação e solidariedade ao pastor, outros defendem a investigação e reforçam que nenhum cidadão está acima da lei

Projeto do "ECA Digital" foi aprovado pela Câmara dos Deputados e segue para o Senado

Texto obriga plataformas a adotarem medidas contra crimes na internet