Pleno aprova proposta de novo Regimento Interno do TCE | F5 News - Sergipe Atualizado

Pleno aprova proposta de novo Regimento Interno do TCE
Política 17/11/2011 17h27 |


O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) dispõe agora de um novo Regimento Interno, totalmente atualizado e em conformidade com as inovações da Lei Orgânica recém instituída pelo órgão. A novidade foi concretizada na sessão plenária desta quinta-feira (17) quando o vice-presidente da Corte de Contas, conselheiro Carlos Alberto Sobral de Souza, submeteu a proposta do novo regimento à apreciação do colegiado.

"É como se fosse um rejuvenescer das atividades técnicas administrativas do Tribunal, inclusive no trato com seus jurisdicionados. Figuras legais novas foram criadas e todas são consubstanciadas e normatizadas no Regimento Interno do Tribunal", explica o conselheiro Carlos Alberto Sobral.

Aprovado por unanimidade, o Regimento é fruto do trabalho da comissão técnica criada pela conselheira-presidente, Maria Isabel Carvalho Nabuco d'Ávila, com o propósito de atualizar toda a legislação da Casa. O grupo de trabalho foi presidido pelo conselheiro Clóvis Barbosa, ouvidor-geral do TCE, que não esteve na sessão plenária desta quinta em função de sua participação no XIV Congresso Brasileiro de Ouvidores, realizado em São Paulo.

Outro componente da comissão é o procurador-geral do Ministério Público de Contas, João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello, que também destacou a importância do novo Regimento.

"É uma continuidade do trabalho de elaboração da Lei Orgânica, que trouxe uma série de instrumentos novos e muitos deles, para a sua regulamentação efetiva, necessitavam que o Regimento fosse aprovado. É uma legislação moderna que certamente ajudará o Estado de Sergipe a avançar cada vez mais no seu controle externo", afirma o procurador.

Entre as inovações da Lei Orgânica do TCE que passam a ter maior eficácia com a atualização do Regimento Interno estão o Termo de Ajuste de Gestão (TAG), o Processo de Destaque, o Auto de Infração e as Medidas Cautelares.

 

Comissão

A mesma comissão técnica foi a responsável por preparar o anteprojeto de lei que serviu como base para a nova Lei Orgânica. O grupo vinha se reunindo ao menos três vezes por semana com o intuito de debater cada item do Regimento ainda em vigor.

Entre os demais componentes estão ainda o conselheiro-substituto Francisco Evanildo de Carvalho; o diretor técnico do TCE, José Raimundo; o coordenador jurídico, Marcus Antônio Bezerra Sobral e os servidores Eleonaldo Soares Santos e Patrícia Verônica Sobral

Mais Notícias de Política
China Tom
19/08/2025  16h16 CPI do Natal Iluminado inicia investigando R$ 10 milhões de decoração em Aracaju
Câmara aprova quatro requerimentos para obter documentos e informações de Emsurb, Setur, Semfaz e CGM sobre contrato de 2024
Luanna Pinheiro/CMA
18/08/2025  17h14 CPI da SMTT inicia investigação sobre R$ 135 milhões em multas de trânsito
Seis requerimentos foram aprovados para detalhar arrecadação, destinação e fiscalização dos recursos entre 2017 e 2024
Divulgação
18/08/2025  10h52 TRE mantém posse do prefeito eleito de Capela até decisão final do TSE
O processo teve início durante o pleito de 2024
Marcelo Camargo/Agência Brasil
17/08/2025  09h59 “Adultização”: entenda projeto que pode ter urgência votada na Câmara
Projeto de Lei nº 2.628/2022 prevê que as plataformas devem garantir a proteção de crianças e adolescentes
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES
15/08/2025  17h49 Rito do julgamento de Bolsonaro e aliados no STF deve durar cinco dias
Condenação ou absolvição precisa de 3 dos 5 votos da Primeira Turma

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado