Por cláusula de barreira, Rede caminha para fusão com o PPS em Sergipe | F5 News - Sergipe Atualizado

Por cláusula de barreira, Rede caminha para fusão com o PPS em Sergipe
Migração deve fortalecer a bancada do PPS na Alese e Câmara de Aracaju
Política | Por F5 News 20/11/2018 17h10 - Atualizado em 20/11/2018 17h21 |


Diante da cláusula de barreira, dispositivo que restringe ou impede a atuação parlamentar de um partido que não alcança um determinado porcentual de votos, a Executiva Estadual da Rede Sustentabilidade (Rede) confirmou nesta terça-feira (20) o movimento já articulado nacionalmente de fusão com o Partido Popular Socialista (PPS).

Em nota, a coordenação da legenda anunciou que será feita uma filiação em bloco no PPS nas próximas semanas, diante do compromisso de que este vai realizar em meados de janeiro um congresso extraordinário para mudar de nome, estatuto e se integrar aos grupos de renovação política Agora, Livres e Acredito.

Segundo a executiva estadual da Rede, que elegeu o senador Alessandro Vieira em outubro deste ano, a intenção é “colaborar na construção de uma nova via política no Brasil e em Sergipe, baseada na defesa intransigente do combate à corrupção, na independência perante o Executivo e no respeito aos direitos individuais”.

A partir do próximo ano, a fusão entre Rede e PPS deve mudar a configuração da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), que deve passar a contar com quatro deputados, o reeleito Georgeo Passos e os eleitos Samuel Carvalho, Dilson de Agripino e Kitty Lima. Já na Câmara de Aracaju, a bancada do novo PPS deve ser formada por Américo de Deus (Rede), Cabo Didi (Rede), que assume como suplente de Kitty Lima, Fábio Meireles (PPS) e Palhaço Soneca (PPS).

A regra, que passou a vigorar nestas eleições, foi aprovada há três anos na minirreforma eleitoral. Conforme a cláusula de barreira, para ser eleito, um candidato a deputado federal, estadual ou distrital precisa atingir no mínimo 10% do coeficiente eleitoral – divisão do total de votos válidos pelo número de vagas de cada unidade da federação no Legislativo federal, estadual ou distrital. Esse é o mínimo de votos que um partido precisa conquistar para eleger um deputado federal, estadual ou distrital.

Mais Notícias de Política
Antonio Augusto/STF
12/09/2025  12h01 Condenado, Bolsonaro ainda responde a outro processo no STF; entenda
Condenados podem recorrer da decisão
Joedson Alves/Agência Brasil
12/09/2025  07h30 Bolsonaro e aliados deverão pagar R$ 30 milhões pela depredação no 8/1
Condenados deverão ajudar a pagar prejuízos de vândalos
Reprodução
11/09/2025  17h58 Senador Laércio destinou R$ 800 milhões para Sergipe
Valor foi investido em saúde, infraestrutura, segurança, agricultura e geração de emprego
Luis Nova/Especial Metrópoles
11/09/2025  17h31 Entenda quais recursos Bolsonaro pode apresentar se condenado
Possibilidade de apresentação de recursos depende de resultado final do julgamento na Primeira Turma do STF
Gustavo Moreno/STF
11/09/2025  15h55 STF forma maioria para condenar Bolsonaro por organização criminosa
Ministra Cármen Lúcia acompanha Moraes e Dino

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado